Soja: Ferrugem chega às lavouras de MT

Publicado em 13/01/2011 06:59
A safra de soja 10/11, em Mato Grosso, teve ontem a confirmação do primeiro caso de ferrugem asiática desta temporada em lavoura comercial. A doença foi detectada em Sorriso (460 quilômetros ao médio norte de Cuiabá), município que detém a maior área plantada com a oleaginosa do mundo, 600 mil hectares.

Nesta safra o primeiro registro da doença ocorreu exatamente dois meses após o registro do primeiro caso da safra passada, ou seja, 12 de novembro de 2009.

“O cumprimento do período do vazio sanitário, de 15 de junho a 15 de setembro, foi um dos fatores que levaram à não proliferação da soja tiguera/guaxa (semeadura voluntária)”, afirma o gerente técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Luiz Nery Ribas. Outro motivo que contribuiu para a chegada mais tardia da ferrugem na safra 10/11 foi a estiagem prolongada, que acabou prorrogando o início do plantio.

Mas se a estiagem ajudou a adiar o primeiro registro em relação à safra anterior, o diretor financeiro da Aprosoja/MT, Nelson Piccoli, chama a atenção para a necessidade de intensificar o acompanhamento das lavouras. “A atenção dos produtores deverá ser redobrada porque a propagação da doença é rápida e a maioria das plantas já está propícia à umidade. O monitoramento tem de ser diário porque há previsão de chuvas concentradas, em Mato Grosso, nos meses de janeiro e fevereiro”.

Para auxiliar o produtor nesse monitoramento, a Aprosoja/MT criou o Projeto Antiferrugem, que nesta safra chega ao quarto ano de funcionamento. Amostras de folhas de soja com suspeitas de ferrugem asiática podem ser levadas pelos produtores aos minilaboratórios instalados em 16 municípios onde a entidade possui Núcleos. Os locais também estão preparados para receber amostras com suspeitas de outros tipos de doenças e pragas.

Neste quarto ano, além das lupas, os minilaboratórios estão equipados com aparelhos digitais, os digilabs, um novo equipamento que fotografa a folha e digitaliza a fotografia com aumento de até 200 vezes o tamanho normal. No local, os técnicos fazem a primeira avaliação e se forem constatados os sintomas da doença, as amostras são encaminhadas para laboratórios credenciados pelo Consórcio Nacional Antiferrugem.

CUSTO - A ferrugem asiática é a doença mais severa que ataca a lavoura de soja e a sua proliferação poderá acarretar em sérios prejuízos. Na safra passada, em média, foram realizadas 3 aplicações de fungicidas por hectare, ao custo de cerca de R$ 40 a R$ 45 por ha, dependendo da região. “As chuvas chegaram mais cedo e se estenderam até mais tarde, por isso os produtores tiveram de aumentar o número de aplicações em relação à safra anterior (2008/2009), que foi em média entre 2 e 2,5 aplicações”, explica Nery.

Além de elevar o custo de produção com o desembolso para aumentar o número de aplicações, a ferrugem pode acarretar na redução da produção - provocada pela queda na produtividade – e por conseqüência diminuir a oferta da soja para a comercialização e a arrecadação de impostos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário