Soja: Alerta para tempo favorável à ferrugem

Publicado em 17/01/2011 08:07
As condições atuais do tempo, com longo período de chuva intercalado de alta temperatura, colocam em alerta os produtores de soja da região em relação à proliferação da ferrugem asiática, responsável por gerar prejuízos consideráveis aos sojicultores nos últimos anos. O primeiro foco da doença nesta temporada em Mato Grosso foi confirmado nesta semana, reforçando o alerta de atenção em prol o monitoramento das lavouras.

O gerente técnico da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), o engenheiro agrônomo Luiz Nery Ribas, orienta que o monitoramento eficaz das lavouras é essencial para que os produtores e seus vizinhos tenham o menor gasto e o menor prejuízo possível com a ferrugem asiática. Ele argumenta que o monitoramento objetiva, principalmente, evitar com que a doença se alastre.

Apesar da preocupação, a ferrugem asiática apareceu nesta safra 2010/11 com significativo atraso em Mato Grosso. Nery Ribas explica que contribuíram para este atraso fatores como a estiagem prolongada no começo desta safra e a efetividade do vazio sanitário no ano passado, seja por parte do produtor ou da fiscalização do Estado. Com a mudança significativa do tempo esta semana, ele enfatiza que o produtor não pode descuidar.

Em caso do indício da incidência do fungo na lavoura, a orientação é para que os produtores levem amostras das folhas para análise em algum dos mini laboratórios do Projeto Anti-ferrugem da Aprosoja, espalhados no Estado. Na região, há mini laboratórios em Rondonópolis (Sindicato Rural), Alto Taquari, Primavera do Leste, Jaciara e Campo Verde. A análise é gratuita. Há ainda o sistema de alerta anti-ferrugem, com o acompanhamento dos casos registrados da doença em todo o Brasil.

Mesmo com a menor incidência até agora, Nery Ribas observa que a safra passada apresentou severo ataque da ferrugem nas lavouras de soja. Além do aparecimento precoce, houve o prolongamento do período das chuvas na safra anterior, favorecendo a proliferação do fungo naquela temporada. Em comparação com a safra anterior, o primeiro registro da ferrugem apareceu este ano 60 dias mais tarde. Na safra 2009/10 apareceu em 12 de novembro e agora, em 12 de janeiro.

Se por um lado a condição climática traz apreensão, devido à ferrugem, por outro lado, vem favorecendo o desenvolvimento das lavouras de soja, que vinham sofrendo em muitas regiões com a estiagem até dezembro. Devido ao atraso das chuvas, grande parte das lavouras da região sul do Estado foi plantada com atraso nesta safra. Com isso, o começo da colheita de grãos também deve apresentar atraso na região sul do Estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
A Tribuna

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário