Soja: Estiagem impulsiona colheita

Publicado em 31/01/2011 08:53
Devido estiagem das chuvas produtores de soja aceleram neste fim de semana a colheita da safra 2010/2011. Apesar da “trégua” a colheita da soja segue 7,1 pontos percentuais atrasada em relação safra 2009/2010. Segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT), apenas 2,8% dos 6,19 milhões de hectares de soja foram colhidos entre 20 e 27 de janeiro contra os 9,9% do período em 2010. Previsão para fevereiro é colher 10 milhões de toneladas. A região Oeste mato-grossense, conforme boletim do Imea-MT divulgado no ultimo sábado, segue na frente com a colheita da safra 2010/2011.

A região já colheu 5,7% dos seus 938,2 mil hectares. As regiões Norte e Noroeste, que até o dia 20 de janeiro não haviam iniciado a colheita da soja, encontram-se com 2% e 1,3%, respectivamente, de sua safra colhida. Entre os municípios que mais colheram até o momento
Sapezal é o que mais se destaca com 8% de seus 360 mil hectares colhidos, seguido de Campos de Júlio com 5% de 190 mil hectares. Ambas as cidades pertencem a região Oeste.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Glauber Silveira, a colheita da safra 2010/2011 segue dentro do esperado. “Nós plantamos tarde devido a falta de chuvas. A colheita está dentro do que esperávamos. Agora que a chuva nos deu uma trégua poderemos acelerar a colheita. Esperamos em fevereiro colher 10 milhões de toneladas, apesar da previsão de um mês chuvoso devido ao fenômeno climático La Niña”, diz Silveira.

A mesma opinião possui o produtor e presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Nelson Picolli. “É uma grande oportunidade de avançarmos na colheita com essa estiagem”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha do Estado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário