Soja encerra sessão com nova máxima em 30 meses na CBOT

Publicado em 01/02/2011 15:07 e atualizado em 01/02/2011 17:06
Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago continuam registrando altas expressivas. A oleaginosa encerrou o pregão batendo nas novas máximas em 30 meses, com quase 30 pontos de alta.

Essa significativa subida continua refletindo o cenário de oferta bastante restrita e demanda extremamente aquecida. A China mantém seu ritmo de compras nos EUA uma vez que a expectativa é de que a entrada da safra sul-americana deverá atrasar.

A greve dos portuários na Argentina também atua como fator de sustentação para as cotações, uma vez que geram um temor de que durante a safra a instabilidade pode ser grande no país e as exportaeções prejudicadas.

"Acontecendo isso, a pressão sobre os estoques norte-americanos seriam ainda maiores, sobre estoques que, na prática, não existem", explica Ricardo Lorenzet, analista de mercado da XP Investimentos.

Frente a isso, o mercado trabalha tentando retrair a demanda e incentivando o plantio nos EUA na briga por área com o milho.

Todas essas informações ofuscam a boa safra na América do Sul que poderia pressionar os preços. Além disso, o dólar index ainda recuou significativamente nesta terça-feira, colaborando para a alta dos números em Chicago.

Hoje, ainda segundo Lorenzet, o fluxo especulativo seguiu bastante presente no mercado de commodities. "Embora o petróleo esteja realizando hoje, o cobre atinge uma nova máxima e há vários mercados com um movimento similar", diz.

Segundo analistas, as cotações devem continuar seguindo essa tendência altista até que se confirme se os produtores irão cultivar o suficiente para reabastecer os estoques.

Para os produtores brasileiros, a orientação do analista Daniel D'Ávila, da New Edge Corretora, é de que façam suas vendas aos poucos, pois os preços são bons, porém podem subir ainda mais diante deste cenário bastante positivo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário