Soja: Briga por área impulsiona preços e mercado fecha com forte alta nesta quinta-feira na CBOT
Comentário:
Nesta quinta-feira, dezessete de fevereiro de 2011, as cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos fecharam com ganhos notáveis na Bolsa Mercantil de Chicago (CME), conforme a tabela acima. Foi registrada a atuação decidida dos fundos de especulação que atuaram intensamente como compradores de lotes futuros da oleaginosa na citada bolsa, apesar de mais cancelamentos de vendas de soja norte-americana para a China e apesar das notícias dando conta de que as disputas trabalhistas (e decorrentes greves portuárias e de indústrias de processamento) foram encerradas.
O primeiro fato que levou os fundos a atuarem intensamente na ponta compradora do mercado futuro de soja em Chicago consistiu nas notícias de que a China está a ponto de adotar política anti-inflacionária baseada na redução de tarifas de importação, inclusive das tarifas de importação de soja e de óleo de soja. O segundo fato que também ajudou a desencadear o forte movimento de compras de soja de parte dos fundos consistiu na acentuada valorização do algodão, cujos preços futuros vêm apresentando ganhos expressivos. No Delta do Rio Mississipi é esperado forte crescimento das áreas de cotonicultura, daí resultando necessariamente reduções das áreas destinadas às lavouras de soja, se confirmado o incremento da área (acreage) de algodão.
Conforme o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), o total de registros de vendas para exportação de soja norte-americana efetuados na semana passada com respeito à safra velha (2010/2011) de soja dos EUA atingiu a substancial quantidade de 514.500 toneladas, embora, com respeito à safra nova (2010/2011) norte-americana tenha sido noticiado o cancelamento de 118.100 toneladas, ou seja, - (menos) 118.500 toneladas. O total registrado dos dois anos-safras foi, portanto, de 396.400 toneladas e este número decepcionou os participantes do mercado. Entretanto, o número referente à safra velha superou inteiramente as expectativas dos traders.
0 comentário
Relatório do USDA foi neutro para soja, mas Chicago caiu com alta do dólar e chuvas no Brasil favorecendo plantio
Soja: Brasil ainda vê ritmo lento do plantio 24/25 travando avanço de novos negócios; CBOT recua
Plantio de soja em MT atinge 8,8% da área, atraso ante 2023 é de 26 pontos, diz Imea
Pátria informa plantio da soja no Brasil alcançando 9,3% da área, ainda atrasado
Plantio de soja em Toledo (PR) chega a 95% das áreas semeadas, segundo presidente do Sindicato Rural local
Soja sobe em Chicago nesta 6ª, recupera perdas da sessão anterior e se ajusta antes do USDA