Técnicos investigam a ocorrência de Soja Louca no Tocantins

Publicado em 21/02/2011 09:24
Ainda não há um levantamento preciso dos prejuízos causados pela anomalia, de causa e combate desconhecidos.
Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do Tocantins iniciam nesta segunda, dia 21, a aplicação de um questionário in loco sobre a ocorrência da anomalia denominada Soja Louca II, nas propriedades rurais do Estado. O objetivo é colaborar com a pesquisa que está sendo conduzida pela Embrapa Soja, para investigar se o problema é causado pelo manejo ou por outras alterações. Os trabalhos vão iniciar pelos municípios de Guaraí, Campos Lindos e Pedro Afonso, onde já foi notificada

O questionário é uma ideia do grupo de pesquisadores da Embrapa e servirá para a identificação de sintomas do distúrbio da planta, registro do histórico de ocorrência do problema e ainda estudo dos fatores relacionados ao aparecimento da anomalia.

– Estamos à disposição da empresa para prestar um auxilio técnico nas ações e fazer o mapeamento da área, se for necessário – afirma o presidente da Adapec, Geraldino Ferreira Paz.

A Soja Louca II ocorre no período vegetativo da planta, impedindo a formação do grão, tem ocorrido em regiões de climas quentes, a exemplo da Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No Tocantins, os primeiros indícios do distúrbio foram observados pela Adapec na safra de 2006, duramente um monitoramento que é feito a para a ferrugem asiática e do nematóide.

– Nesta época notificamos a pesquisa, que está analisando e acompanhando a ocorrência em todo o Brasil. A maior dificuldade observada no estudo é a inconstância sintomática da praga – explica o diretor de defesa, inspeção e sanidade vegetal da Adapec, Luis Henrique Michelin.

Ainda não há um levantamento preciso dos prejuízos causados pela anomalia, de causa e combate desconhecidos.

– Recomendamos aos produtores rurais que informem a Agência qualquer foco de doença e praga em suas propriedades, para que possamos enviar os técnicos, retirar as amostras e enviar para as analises – ressalta Michelin.

As principais características comumente observadas na Soja Louca II são plantas com hastes deformadas e folhas escuras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Governo do TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário