SP: Chuva afeta a safra de soja na região em até 40%

Publicado em 31/03/2011 08:46 601 exibições
No ano passado, a região produziu 119 mil sacas de 60 quilos.
As recentes chuvas devem prejudicar a colheita de soja na região em até 40%. A avaliação é de produtores e de engenheiros agrônomos.

"Nos primeiros 15 dias deste mês, choveu mais que o dobro de todo março do ano passado", afirma o engenheiro agrônomo Luís Fernando Zorzenon, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento.

A soja denominada precoce, que é mais cultivada na região, estaria pronta para a colheita entre fim de fevereiro e este mês.

"Mas já há perda de até 100% em produção próxima a Ribeirão Preto", comenta.

A região não é grande produtora de soja. O grão é muito usado para renovar as áreas com cana-de-açúcar. Ou seja, é cultivado na mesma área quando a matéria-prima do etanol fica ‘velha’ e o solo necessita de tratos.

Em Ribeirão Preto, segundo a Cati, há cultivo de soja em apenas 200 hectares.

Sacas

Já na área do Escritório de Desenvolvimento Rural de Ribeirão Preto, a área dedicada ao grão no ano passado foi de 2,3 mil hectares, com produção de 119 mil sacas de 60 quilos, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura.

"Essa produção depende muito de quanta cana será renovada", observa o engenheiro da Cati. "É muito comum um canavial só ser retirado após seis anos de cortes".

"Em 40 anos de agricultura, jamais vi chover como este ano", diz o produtor José Francisco Baratela, de Jaboticabal. "É sinal de prejuízo certo".

Tags:
Fonte:
A Cidade

0 comentário