SP: Chuva afeta a safra de soja na região em até 40%

Publicado em 31/03/2011 08:46
No ano passado, a região produziu 119 mil sacas de 60 quilos.
As recentes chuvas devem prejudicar a colheita de soja na região em até 40%. A avaliação é de produtores e de engenheiros agrônomos.

"Nos primeiros 15 dias deste mês, choveu mais que o dobro de todo março do ano passado", afirma o engenheiro agrônomo Luís Fernando Zorzenon, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento.

A soja denominada precoce, que é mais cultivada na região, estaria pronta para a colheita entre fim de fevereiro e este mês.

"Mas já há perda de até 100% em produção próxima a Ribeirão Preto", comenta.

A região não é grande produtora de soja. O grão é muito usado para renovar as áreas com cana-de-açúcar. Ou seja, é cultivado na mesma área quando a matéria-prima do etanol fica ‘velha’ e o solo necessita de tratos.

Em Ribeirão Preto, segundo a Cati, há cultivo de soja em apenas 200 hectares.

Sacas

Já na área do Escritório de Desenvolvimento Rural de Ribeirão Preto, a área dedicada ao grão no ano passado foi de 2,3 mil hectares, com produção de 119 mil sacas de 60 quilos, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura.

"Essa produção depende muito de quanta cana será renovada", observa o engenheiro da Cati. "É muito comum um canavial só ser retirado após seis anos de cortes".

"Em 40 anos de agricultura, jamais vi chover como este ano", diz o produtor José Francisco Baratela, de Jaboticabal. "É sinal de prejuízo certo".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
A Cidade

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário