Importações chinesas de soja podem alcançar 54 mi t em 2010/11

Publicado em 20/04/2011 12:04 e atualizado em 20/04/2011 15:17 1291 exibições
As importações de soja da China no ano comercial 2010/11 podem totalizar as 54 milhões de toneladas. O volume foi estimado pelo presidente da Chinatex Corp., Luan Richeng, e é 3 milhões de toneladas menor do que o previsto pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Segundo Richeng, as empresas processadoras de soja irão operar com menos de 50% da capacidade este ano em função das fracas margens de lucro frente à intensa competitividade.

Em termos de capacidade, a Chinatex é a maior processadora de soja da China.

Governo chinês vende 3 milhões de toneladas de soja a processadoras por preços abaixo do mercado

A China concluiu a venda de 3 milhões de toneladas de soja para processadoras selecionadas em troca de um acordo para que as empresas mantenham os preços dos óleos comestíveis estáveis por dois meses.

O grupo Sanhe Hopeful Grain and Oil comprou 200 mil toneladas de soja do governo a preços abaixo do mercado, segundo Shi Kerong, presidente da corporação.

Respondendo às recentes notícias de que os importadores chineses teriam cancelado alguns carregamentos de soja por conta das baixas margens de processamento, Kerong afirmou que em sua empresa o funcionamento está normal e não houve cancelamentos.

O grupo Sanhe Hopeful Grain and Oil compra a maior parte de sua soja do Brasil.

Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário