Soja: Com suporte no trigo e no cenário externo, mercado fecha em alta

Publicado em 09/05/2011 16:41
Os grãos negociados na Bolsa de Chicago encerraram o dia com significativa alta nesta segunda-feira. A semana se iniciou com a recuperação dos preços de grande parte das commodities agrícolas depois do forte recuo registrado na semana passada.

Essa forte queda registrada nos últimos dias, principalmente pela soja e pelo trigo, tornaram os preços mais atrativos para os compradores, que voltaram ao mercado ainda estimulados pelo aperto da oferta global de importantes produtos. A expressiva recuperação reflete também o enfraquecimento do dólar e a condição sobre vendida do mercado.

Para Ricardo Lorenzet, especialista em mercado de grãos da XP Investimentos, o que se viu no pregão diurno, foi a soja caminhando na esteira do trigo, que foi o destaque do dia e fechou com mais de 30 pontos de alta. O mesmo aconteceu com o milho, que sentiu a boa influência dos mercados vizinhos e encerrou com boas altas.

Além disso, o cenário externo também contribuiu para o avanço. O mercado das agrícolas, principalmente o da soja, acabou pegando carona na valorização do petróleo e dos metais preciosos. Esse avanço trouxe de volta a força das compras especulativas, que na última semana estiveram mais ausentes em função da forte baixa que atingiu o setor.

Veja como ficaram as cotações no fechamento da Bolsa de Chicago:

>> SOJA

>> MILHO

>> TRIGO

 
Essa forte retração que atingiu as commodities e retirou US$ 99 bilhões do valor de mercado na última semana vem "expulsando" os especuladores e levando o banco Goldman Sachs, que previu a queda, a estimar uma recuperação.

A combinação de um crescimento mais lento no setor de serviços dos Estados Unidos e menos ordens no setor manufatureiro alemão ajudou a reduzir em 11% o índice de 24 commodities em cinco dias, neutralizando todos os ganhos registrados em março.

O trigo, o zinco e o ouro se recuperaram no final da última semana com o payroll nos Estados Unidos superando as estimativas do especialistas. Com isso, se reduziu as preocupações frente a uma possível redução da demanda.

"Dada a magnitude do recuo, cria-se um potencial mais positivo para o segundo semestre deste ano, quando espera-se que os fundamentos devam se apertar", disse Jeffrey Currie, diretor de pesquisas em commodities do Goldman Sachs.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário