Exportação de soja do Brasil cai 1,6% no 1º semestre

Publicado em 04/07/2011 08:01
As exportações de soja do Brasil atingiram 4,55 milhões de toneladas em junho, crescimento de 12,7 por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado, mas no acumulado do semestre registram ligeira queda ante 2010, apontaram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados na sexta-feira (01).

O volume embarcado no mês passado também caiu ante as 5,3 milhões de toneladas de maio, quando a exportação de soja foi a maior do ano.

O Brasil é o segundo maior exportador de soja do mundo atrás dos Estados Unidos e no momento está escoando uma safra recorde de 75 milhões de toneladas.

No acumulado do ano, o Brasil já exportou 18,1 milhões de toneladas de soja, enquanto a indústria estima uma exportação recorde na temporada 2011/12 (fevereiro/janeiro) de 32,4 milhões de toneladas.

O volume exportado no primeiro semestre representa uma queda de 1,6 por cento ante o mesmo período do ano passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Este tipo de conta só serve para enganar os trouxas mas vira e mexe torna-se manchete. No conceito empregado, 1,6% é um numero ridículamente baixo porque não considerou nem o número de dias úteis do período e muito menos cogitou eventual aumento ou não na exportação de farelo e até e mesmo os incrementos na exportação de carne(s). Além disso tudo qual era o estoque inicial e final no destino analisado. Solução? Fazer estatísticas com base móvel de 60 meses ou na pior das hipóteses, de 24 meses. Pior do que estes jornalistas ignóbeis são os analistas que crêem nestes numeros furados.

    0