Céleres: Áreas de soja e milho serão maiores na safra 2011/12

Publicado em 01/08/2011 16:44 e atualizado em 01/08/2011 17:15
Previsão da Céleres indica que o volume de grãos também terá crescimento
A consultoria Céleres divulgou hoje os primeiros acompanhamentos da safra 2011/12 de soja e milho e projeta crescimento na área plantada e volume produzido para esses grãos. A área semeada com soja será 3,6% maior que na última safra e deve ultrapassar os 25 milhões de hectares e 75 milhões de toneladas produzidas. Já o milho da safra verão ocupará uma área de 8,2 milhões de hectares (9,1% superior à da safra passada) para garantir uma produção de mais de 36 milhões de toneladas (quase 10% a mais do que em 2010/11).
 
Segundo o sócio-diretor da Céleres, Anderson Galvão, a média anual de crescimento da área de soja é de 3,9% nos últimos cinco anos. Mato Grosso (250 mil hectares a mais) e Mato Grosso do Sul (100 mil novos hectares) são os estados com maior aumento de área de soja.
 
No caso do milho (safra verão), segundo Galvão, a expectativa é de um aumento de 4,7% na área plantada. Já para a safra de inverno, a previsão inicial da Céleres é que as lavouras de milho ocupem 5,7 milhões de hectares. “No caso do milho inverno, a decisão dos produtores normalmente é feita entre novembro e dezembro, mas já é possível identificar essa tendência de aumento, em torno de 4,7% sobre a área da última safra de inverno”, observa.
 
De acordo com a consultoria, a produtividade da soja deve girar em torno de 3 toneladas por hectare. Para o milho de verão e de inverno, essas taxas devem ser, respectivamente, de 4,37 ton/ha e 3,98 ton/ha (se confirmada, será a maior produtividade da história da safra de inverno). “O produtor tem cada vez mais acesso a um número crescente de recursos tecnológicos, e isso tem se refletido na qualidade, produtividade e desempenho das lavouras de milho e soja”, analisa Galvão.
 
A íntegra dos relatórios pode está disponível nos links abaixo:
Estimativas para safra 2011/12 de soja
Estimativas para safra 2011/12 de milho
 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Céleres

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário