Monsanto desenvolve soja inédita para o país

Publicado em 15/08/2011 07:44
A Monsanto está em fase de multiplicação de uma semente de soja transgênica inédita no mundo, resistente a ervas daninhas e a insetos, desenvolvida para o Brasil, e poderá lançá-la comercialmente nas próximas safras, afirmou o diretor de Regulamentação da empresa, sem estipular uma data.

"A soja Intacta RR2 Pro foi desenvolvida pela Monsanto pensando na produção no Brasil, onde as plantas daninhas e as pragas são os principais entraves para a produção", disse Geraldo Berger à Reuters durante a Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, em Goiânia. A Intacta foi aprovada em 2010 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Segundo ele, a Monsanto já está multiplicando as sementes para conseguir ter um volume que considera suficiente para as principais regiões produtoras. "Não vai para o mercado enquanto não tiver volume suficiente", disse Berger.

O diretor da Céleres, Anderson Galvão, também presente no evento, disse que a Monsanto tem prometido ganho de produtividade de 8% com a nova soja, que deverá ser plantada para multiplicação em cerca de 60 mil hectares em 2011/12, conforme estimativa da consultoria.

Berger disse ainda que, da mesma forma que a empresa trabalhou com a soja Roundup Ready, resistente ao herbicida glifosato, a Monsanto já estabeleceu parcerias com outras empresas de melhoramento genético e produtores de sementes para desenvolver o novo produto, que oferece além do RR a tecnologia Bt (proteção contra insetos). Sobre a aprovação pelos importadores da soja do Brasil, Berger disse que ela ocorrerá da mesma forma como toda a biotecnologia lançada pela Monsanto, apesar de o produto ser inédito.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário