Liquidação de posições derrubam futuros da soja pelo terceiro pregão seguido

Publicado em 15/09/2011 07:46
Clique aqui para ampliar!

Comentário:

Esta análise refere-se ao pregão futuro de quatorze de setembro de 2011. Nesta quarta-feira, as cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos da Bolsa Mercantil de Chicago (CME) fecharam com perdas significativas, conforme a tabela acima. Comentários sobre o incremento de oferta de soja da safra norte-americana 2011/2012 anunciado em doze do corrente pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) continuaram pressionando para baixo pelo terceiro pregão consecutivo as referidas cotações. A ação registrada nesta data durante a sessão futura da oleaginosa foi pautada por vendas de liquidação de posições futuras especulativas compradas. E isto ocorreu apesar de forte recuperação dos preços nos mercados acionários de bolsas de valores e apesar da probabilidade considerada alta de geadas precoces virem a ocorrer na seção norte do Cinturão de Milho e de Soja dos EUA. Os retrocessos de preços futuros de commodities energéticas (vide o segundo gráfico abaixo) também contribuíram para a tônica negativa no pregão de soja, em Chicago.

A NOPA - Associação Nacional Norte-Americana dos Processadores de Oleaginosas informou nesta data que o esmagamento de soja estadunidense em agosto foi de aproximadamente 3,23 milhões de toneladas, ou seja, abaixo das expectativas dos participantes do mercado, situando-se ainda abaixo da quantidade processada em julho passado - cerca de 3,35 milhões de toneladas - e também abaixo do total esmagado em agosto do ano passado - cerca de 3,33 milhões de toneladas. Nesta quarta-feira, exportadores privados informaram sobre a venda de 106.000 toneladas de soja norte-americana para a China.

A renomada firma norte-americana de meteorologia - Freese-Notis Weather, Inc. - voltou a reiterar nesta data o seu prognóstico de terça-feira passada, no sentido de que acredita que na quinta-feira pela manhã poderão ocorrer mínimas de 32o Farenheit (equivalem a zero graus centígrados), ou abaixo disso, na parte leste das duas Dakotas, no quarto superior (norte) do (importante) estado produtor de Iowa, no extremo-oeste do estado de Wisconsin e em todo o (importante) estado de Minnesota. Grande parte dessas áreas está sob alerta de geada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
SojaNet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário