Temores de desaquecimento da economia global provocam perdas acentuadas em futuros da soja

Publicado em 23/09/2011 07:54
Clique aqui para ampliar!

Comentário:

Esta análise refere-se ao pregão futuro de vinte e dois de setembro de 2011. Nesta quinta-feira, as cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos da Bolsa Mercantil de Chicago (CME) fecharam com sólidas perdas, conforme a tabela acima. Traders de fundos de especulação atuaram ativamente como vendedores e levaram as mencionadas cotações a níveis extremamente baixos (vide o primeiro gráfico abaixo) - os mais baixos desde 17 de março passado. O vencimento Novembro/2011 acusou perda acumulada de US$1,84 por bushel (US$4,06 por saco de 60 kg líquidos), ao longo das últimas quinze sessões futuras, o que representa 12,5 % abaixo da máxima do período.

Perdas acentuadas nos mercados acionários em bolsas de valores na Ásia e na Europa durante o período do mercado noturno, assim como o colapso nos mercados de energia nesta manhã desencadearam agressiva e ampla tendência vendedora de parte de especuladores ansiosos para livrar-se de posições compradas em diversos ativos. Esta tendência começou durante o período noturno (overnight) e estendeu-se até a abertura dos diversos mercados, na manhã desta quinta-feira. Notícias negativas sobre o setor industrial na China suscitaram temores econômicos globais que, por sua vez, não foram contidos pelo anúncio de parte do Banco Central dos EUA de novas medidas de expansão monetária.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) informou que os registros de vendas de soja norte-americana destinada à exportação efetuados na semana passada totalizaram 404.400 toneladas, um bom número. Nesta data, o USDA também divulgou a venda para a China de 180.000 toneladas de soja estadunidense. Esses números foram conjuntamente muito positivos. Entretanto, os receios econômicos globais, os fatores macroeconômicos negativos, o estresse dos mercados financeiros e os desejos dos investidores de reduzir suas exposições a riscos globais terminaram por prevalecer, à sombra do temor generalizado de um desaquecimento da economia mundial. Estima-se que nesta quinta-feira os fundos de especulação tenham vendido cerca de 25.000 lotes futuros de milho, 13.000 lotes futuros (1.168.000 toneladas) de soja e 6.000 lotes futuros de trigo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
SojaNet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário