Aprosoja: Circuito Tecnológico inicia nesta segunda

Publicado em 14/10/2011 17:18 e atualizado em 10/03/2020 08:24
Na próxima segunda (17/10), a Aprosoja/MT dá a largada para a terceira edição do Circuito Tecnológico. O presidente da entidade, Glauber Silveira, a equipe técnica e os patrocinadores participam, na Fazenda Santa Luzia, de propriedade da família Badan, em Nova Mutum, do lançamento oficial do evento. O Circuito Tecnológico será realizado pela Aprosoja entre os dias 17 e 28 de outubro. A ação percorre as lavouras de todas as regiões sojicultoras do estado para acompanhar as tecnologias utilizadas pelos agricultores no plantio da próxima safra. A meta é visitar 400 propriedades, aplicando questionários e coletando amostras de sementes e fertilizantes que serão enviadas para laboratórios credenciados para análise. O resultado é um raio-x da produção da soja de Mato Grosso 2011/2012.

Cinco equipes com quatro participantes cada uma sairão de Cuiabá com destinos no interior do Estado. As regiões Norte e Oeste serão visitadas na primeira semana da expedição, entre os dias 17 e 21. As regiões Sul e Leste serão percorridas pela caravana na segunda semana do Circuito, entre os dias 24 e 28. Participam o gerente técnico da Aprosoja, Nery Ribas, os supervisores de campo Franciele Dal’ Maso, Liliane Rocha, Rodrigo Fenner, Eliandro Zaffari, bem como pesquisadores e alunos da Embrapa, Unemat, Univag, UFMT, jornalistas e patrocinadores.

Estimativas do Imea apontam uma área de 6,78 milhões de hectares plantados com soja para a safra que está em fase de semeadura no estado. O Circuito Tecnológico vai acompanhar o início do plantio de boa parte desta área procurando saber dos produtores quais os anseios e expectativas para o atual cenário, bem como coletar amostragens para identificar diversos fatores envolvidos na produção.  Entre eles a qualidade de sementes e fertilizantes; possíveis doenças da soja. As equipes também irão avaliar junto aos produtores como estão as condições de infraestrutura de logística para o escoamento da safra entre outros temas relacionados diretamente com o processo produtivo, como legislação ambiental e trabalhista.

O Circuito Tecnológico é patrocinado pelas empresas Basf, Serrana e Sicredi.

Família Badan – A fazenda Santa Luzia na região de Nova Mutum pertence à família Badan. Produtores em Jaguapitã, no Paraná, eles migraram para o Mato Grosso para trabalhar na gerência de algumas propriedades do estado. Na década de 80, decidiram comprar um pequeno pedaço de terra e foram pioneiros no cultivo de soja na região de Nova Mutum. Hoje, passadas três gerações desde que o patriarca da família, “seo” Francisco Badan, veio para Mato Grosso, a família composta pelos filhos Ronaldo, José Martins, Roberto e Marianna Badan e suas respectivas famílias são responsáveis por aproximadamente 1.800 hectares de terra cultivadas com soja e milho safrinha ou sorgo. Além disso, uma das fazendas ainda trabalha com a pecuária.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário