Bahia: Produtores do Oeste terão novo prazo para cadastramento das áreas de plantio de soja 2011/12, após treinamento da Adab

Publicado em 18/10/2011 13:43
De 15 de agosto até 15 de outubro último, a Bahia cumpriu o Vazio Sanitário da Soja. O período sem plantio da oleaginosa é uma obrigação legal, e visa a quebrar o ciclo de patógenos causadores de doenças nesta cultura, em especial, o fungo responsável pela ‘ferrugem asiática’. No último dia do Vazio, 15 de outubro, também seria o prazo final para os produtores cadastrarem na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) as áreas de suas propriedades produtoras de soja para o plantio 2011/12. Entretanto, a implantação do Sistema de Informação Algodão Soja (SIAS), uma novidade nesta safra, levou a Agência de Defesa a prorrogar a data final de cadastramento, para que os produtores possam ser treinados.

De acordo com Nailton Almeida, da Adab, “o sistema vai unificar as informações sobre as culturas e será um primeiro passo para concretizar a rastreabilidade, que já começa a ser exigida nos protocolos internacionais de comercialização dos produtos”.

Para familiarizar os produtores do Oeste da Bahia com a nova ferramenta, a Adab promoverá, no próximo dia 26 de outubro, na sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em Barreiras, uma capacitação para os produtores. Já nos dias 25 e 27 será a vez do corpo técnico do órgão passar pelo curso. Neste período será definido o novo prazo final de cadastramento, a partir do qual as fiscalizações da Adab começarão. A exemplo do que acontecia até o ano passado, o cadastro continuará sendo feito no site da Aiba (www.aiba.org.br), onde o sistema está hospedado.

O cadastramento é necessário para garantir ao Estado informações fidedignas sobre as culturas em seu território. Dentre os dados exigidos, estão: área, cultivares, perspectivas de produtividade e dados georreferenciados. Essas informações passarão a valer, inclusive, para os programas de incentivo fiscal, como o Proalba, voltado para fomento do algodão.

* Quarta feira -26.10.2011

 Treinamento para utilização do Sistema de Informação Algodão Soja

 Publico: Funcionários da ABAPA, AIBA, SEFAZ e Produtores.

08:00 -  10:00 Palestra: Sistema de Integração Algodão Soja - SIAS

                       Palestrante: Uline Alves

                                        
10:00 – 10:15h   COFFE BREAK

10:15 – 12:00h  Palestra: Sistema de Informação Algodão Soja - SIAS

                          Palestrante: Uline Alves

 
12:00 – 14:00h Intervalo para Almoço

14:00 – 16:00h  Palestra: Relatório do SIAS

                         Palestrante: Uline Alves

 
16:00 – 16:15h   COFFE BREAK

16:15 – 18:00h  Palestra: Relatório do SIAS

                         Palestrante: Uline Alves

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aiba

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário