Soja: Plantio cruzado já é realidade em MT

Publicado em 21/10/2011 09:53
Durante o mês de outubro, técnicos da Aprosoja percorrem as principais regiões produtoras de soja no Estado traçando um Raio-X do início de safra. A iniciativa, batizada de Circuito Tecnológico, já está em sua terceira edição, e traz importantes informações sobre tecnologia de produção, gargalos e práticas produtivas adotadas pelos agricultores mato-grossenses.

A equipe 3 do Circuito Tecnológico, coordenada pelo supervisor de campo Eliandro Zaffari, tem encontrado algumas propriedades investindo no plantio cruzado de soja. “É uma modalidade de plantio que vem sendo bem utilizada no Estado, principalmente em pequenas áreas, e que vem dando bons resultados”, comenta Eliandro. Foi o caso do produtor Avelino Gasparin, de Lucas do Rio Verde, que planta trigo na sua propriedade e dedica 420 hectares à soja. Nesta safra, Gasparin optou por fazer o plantio na forma cruzada.

Mas você sabe o que é o plantio cruzado? Ao invés de plantar em linhas paralelas, o produtor cruza linhas na fazenda, como se desenhasse um quadriculado no solo. A técnica permite o desenvolvimento de mais plantas por hectare, que ganham mais espaço para crescer. Isso porque no sistema convencional o espaço entre as linhas fica limitado à regulagem das máquinas semeadoras, girando em torno de 40 centímetros. Com o novo “desenho”, é possível reduzir esse espaçamento, inserindo mais plantas na área.

A técnica tem sido considerada bem-sucedida. Nas últimas edições do Desafio Nacional da Máxima Produtividade, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), boa parte dos ganhadores de produtividade haviam adotado a técnica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário