Soja: Plantio no MT 11/12 está avançado em comparação com safra 10/11

Publicado em 10/11/2011 08:47
Apesar da irregularidade das chuvas em algumas regiões de Mato Grosso, a cobertura de soja entre setembro e outubro deste ano foi quase 100% maior que a área plantada no mesmo período do ano passado. Em outubro de 2010, 32% da área estavam semeada. Este ano, no mesmo mês, 63% da oleaginosa já tinham sido plantadas. Os dados foram divulgados nesta terça (09/11) no 2º Levantamento das Intenções de Plantio para a safra 2011/2012 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O gestor do Instituto Mato-grossense de Economia e Agropecuária, Daniel Latorraca, explica que a grande diferença no plantio da soja dentro de outubro é por conta dos problemas de estiagem prolongada enfrentados em 2010. “O plantio regular em 2011 aponta certezas para o aumento na área cultivada de milho safrinha. Pelo menos 30% da área cultivada com soja será usada para o milho, o que deve representar um aumento de 1.7 para 2 milhões de hectares. Saber que esta porcentagem já está com soja é uma indicação a mais de que as estimativas procedem”, comenta.

Diferente do que ocorreu no ano passado, quando o início das chuvas atrasou em importantes regiões produtoras do Centro e Sul do país, neste ano elas começaram na época certa e estão permitindo a realização do plantio no período ideal. Apenas no norte do Mato Grosso, onde as chuvas deveriam ter começado com intensidade em meados de setembro, houve um pequeno atraso, que foi compensado pelas condições favoráveis ao plantio no início de outubro. No oeste do estado, as chuvas ocorreram abaixo da média, irregulares e mal distribuídas causando preocupação pontual.

O Mato Grosso é responsável pelo maior crescimento em área plantada de soja em termos de área efetiva (5%), apresentando um aumento de 330 mil hectares a mais na safra 2011/12 em comparação com a safra anterior. Além de crescimento na área plantada, a Conab estima que haverá um incremento de até 3% na produção do grão. Se os 21 milhões de toneladas de soja se concretizarem, teremos um novo recorde para o estado de Mato Grosso que na safra passada produziu 20.412 milhões de ton.

 Brasil – A estimativa da Conab para a área nacional de soja é de aumento de 24.181 milhões de hectares na safra 2010/2011 para 24.904 milhões de hectares na 2011/2012, um incremento de até 3%. No entanto, os números em produção nacional da oleaginosa devem cair em até 5,1%, reduzindo de 75.324 milhões de toneladas para 71.489 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário