Depois de pregão volátil, soja e trigo fecham semana no misto

Publicado em 18/11/2011 14:22 e atualizado em 18/11/2011 17:42
Em um pregão típico de sexta-feira, o mercado de grãos fechou a semana marcado pela volatilidade. Na sessão regular de hoje, a soja e o trigo fecharam o dia em terreno misto e o milho no negativo. Os preços começaram o pregão em alta, passaram para o negativo, perderam mais de 10 pontos, porém, quase no final dos negócios, voltaram a subir.

A alta vista hoje foi reflexo de uma tentativa de recuperação depois de forte baixa de ontem e também, no caso da soja, da presença mais constante da China no mercado norte-americano. Entre terça e quinta-feira, os chineses compraram mais de 1 milhão de toneladas da oleaginosa dos EUA e hoje o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou a venda de mais de 100 mil toneladas para a nação asiática.

Porém, essa demanda chinesa, segundo a opinião de analistas, já estava precificada e por conta disso já não dão tanto suporte ao mercado como se esperava. Frente a isso, o mercado de grãos volta a sucumbir aos problemas financeiros vividos pela Europa.

A situação da crise na Zona do Euro se agrava a cada dia frente a tantas indefinições no mercado financeiro. A grande preocupação dos agentes é a falta de consenso entre os líderes europeus para chegarem, ao menos, a um plano concreto de ajuda aos países que precisam com mais urgência. Além disso, algumas nações já exibem níveis de taxas de juros insustentáveis, fato que também assusta o mercado.

Porém, como explicou o analista de mercado Vinícus Ito, de Nova York, agora não é só a Europa que preocupa o cenário financeiro, mas os Estados Unidos também. A economia norte-americana ainda necessita da aprovação de um aumento do teto da dívida para conseguir honrar seus compromissos financeiros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário