O novo Código Florestal e o setor sucroalcooleiro

Publicado em 30/08/2013 19:31

Com a aprovação da Lei n.º 12.651/2012, foi instituído o novo Código Florestal Brasileiro, que criou o Cadastro Ambiental Rural – CAR que será utilizado pelos órgãos públicos como instrumento de monitoramento, fiscalização ambiental e controle da ocupação do solo, bem como, passou a exigir a implantação, pelos estados e pelo Distrito Federal do Programa de Regularização Ambiental – PRA.

Por mais que se mostre simples, o cadastramento deverá ser efetuado com redobrada atenção pois, através das informações nele inseridas, será elaborado o Programa de Regularização Ambiental – PRA, através do qual os proprietários ou possuidores de imóveis rurais terão o prazo de 1 (um) ano para aderir, sob pena de perda dos benefícios como o de não ser autuado por supressão de vegetação em área de APP, de Reserva Legal  e de Uso Restrito até a data de 22 de julho de 2008, bem como, a suspensão das multas e a suspensão da punibilidades de alguns crimes ambientais previstos na Lei 9.605/98.

 Mesmo que a falta de dados inviabilize uma avaliação objetiva dos impactos da nova legislação no setor sucroalcooleiro, é certo que haverá redução na área de cultivo de cana-de-açúcar, na medida em que passará a ser mais efetiva a fiscalização com intuito de inibir a exploração das áreas de preservação permanente e reserva legal, ocasionando, por conseguinte, uma redução da produção no setor.

 É fato que muitas áreas destinadas à cana-de-açúcar foram ocupadas com o advento do Proálcool, quando ocorreu a maior expansão da cultura, perante a grande quantidade de incentivos públicos, que buscavam a instituição de uma política de autossuficiência energética renovável.

 Os impactos da adaptação da ocupação do solo à Nova Ordem serão ainda mais expressivos nos estados do Nordeste, em que o cultivo da cana-de-açúcar, em sua grande maioria, é feito nas encostas de morros, o que pelo Novo Código não será mais permitido.

 Deve ser mensurado um grande ganho do setor, uma vez que o Novo Código dispensa a recomposição, compensação ou regeneração dos novos parâmetros estabelecidos, nos casos em que a supressão da vegetação nativa foi realizada respeitando os percentuais pela legislação da época, as chamadas áreas consolidadas.

 Outra benfeitoria aos produtores sucroalcooleiros é que, a partir de então, nos casos de danos causados por incêndio, a imposição da multa fica condicionada a comprovação, pela autoridade competente, do nexo causal entre a ação do proprietário ou de seu preposto e o dano efetivamente ocorrido, o que até então era presumido.

 O Novo Código Florestal aponta, sobretudo, para um novo conceito de uso racional do solo, norteado por normas mais rígidas e prazos definidos quanto ao seu cumprimento, sendo clara a vontade do legislador quanto ao incentivo e desenvolvimento de novas técnicas de produção, novos conceitos em termos de políticas de produtividade, sendo estes os caminhos mais adequados para a minimização dos eventuais impactos causados pela diminuição das áreas de produção.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Núcleo da Notícia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário