Aumenta a produtividade média da cana-de-açúcar na safra atual

Publicado em 02/09/2013 12:01

A produtividade média da cana-de-açúcar na safra atual, 2013/2014, deve crescer 6,8%, passando para 74,1 toneladas por hectare, enquanto a produção terá incremento de 10,7%, atingindo 652,015 milhões de toneladas, de acordo com números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).  O mais relevante nesse quadro, contudo, é que tais números foram obtidos com um aumento de apenas 3,7% na área plantada.
         
Os números são importantes por comprovar que os produtores de cana-de-açúcar, mesmo enfrentando custos elevados, aumentaram a produção com incremento de produtividade em detrimento do aumento da área plantada. O bom desempenho da safra é consequência da renovação dos canaviais, dos investimentos em tratos culturais e de condições climáticas favoráveis nas regiões produtoras.
         
Os estados da região Centro-Sul devem colher 91% do total da produção nacional, mas, apesar dos números positivos, o cenário atual não é favorável aos produtores. “Eles investiram na atividade, mas o aumento no custo de produção e o cenário econômico desfavorável à comercialização dos produtos da cana-de-açúcar refletiram na redução do preço da matéria prima”, avalia o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Enio Fernandes.
         
Custos de produção - Números da CNA demonstram que os custos de produção continuam elevados devido a uma série de fatores econômicos, sociais e institucionais. O aumento de preços dos insumos utilizados na lavoura canavieira, a elevação dos gastos com mão de obra e a incorporação rápida de novas tecnologias, especialmente na colheita mecanizada no Centro-Sul do país, são importantes neste contexto.
         
Para adequar às novas exigências na área ambiental e trabalhista, é necessária uma nova sistematização da área agrícola, aquisição de máquinas e equipamentos e readequação da logística, demandando mais tempo e capital. Um bom exemplo é o preço de uma colheitadeira de cana-de-açúcar que oscila entre R$ 900 mil e R$ 1 milhão.
         
O estudo da Conab indica que a renovação de canaviais no Brasil, na safra 2013/2014, deverá alcançar 969 mil hectares. A renovação da área plantada, de acordo com o levantamento, reduz a infestação de ervas daninhas e a idade média do canavial. Em consequência, melhora a produtividade. Os estados de São Paulo, Paraná, Goiás e Minas Gerais devem responder por 797 mil hectares de área de renovação dos canaviais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário