Demanda pelo biocombustível nos EUA cairá
O diretor global da divisão de análises do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês), Michael Dwyer, afirmou ontem que a demanda dos Estados Unidos por etanol, atualmente na casa de 50 bilhões de litros, deve recuar nos próximos dez anos para 45,6 bilhões. A inserção de outras fontes limpas de energia nos transportes, tais como veículos movidos à eletricidade, explica a retração.
Leia o conteúdo na integra no site da Scot Consultoria.
1 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Liones Severo Porto Alegre - RS
Sempre vendem essas estorias bobas para nós. Acabo de receber um balanço da produção, que aumenta a cada mês. Nem poderá haver retrocesso na produção de Etanol porque existe uma forte demanda pelo DDGS para alimentar o gado e, principalmente para a exportação. Somente a China importa cerca de 6.0 milhões de toneladas...
Sr. Liones, não sei se estou errado, pois meu horizonte é restrito, mas segundo algumas fontes, o EUA produz mais de 20 bilhões de litros de álcool a partir do milho. A energia térmica para a destilação do álcool é obtida com a queima das fezes dos bovinos confinados.
As plantas para a produção de álcool foram instaladas perto dos confinamentos e produção do milho. Acho que os americanos não são como nós, que construímos "elefantes brancos".
Paulo, sim, você tem razão, o padrão de etanol dos EUA tem muito mais fundamentação no livre mercado que o nossa matriz canavieira, que sempre foi um antro de crony capitalismo (patrimonialismo estatista, bolsa BNDES).
Mas mesmo assim com o petroleo em baixa por la em funçao das novas reservas e do boom do xisto, a concorrencia apertou sobre o etanol por la também.
Dito isto, a população também desconfia do etanol em função da ideologia socialista por de tras do combustivel. Al gore e cia são muito mal vistos por boa parte dos americanos, como qualquer um dos nossos eco terroristas é vista com muitas reservas por quem trabalha aqui no Brasil.
Sr. Guilherme, o setor sucroalcooleiro tem sofrido muitas mudanças ultimamente. Quando o Lula convidou o Bush para vir ao BraZil e lançar a perspectiva do álcool se transformar numa commodity, houve muitas fusões e aquisições de unidades fabris e, vários projetos de construção de novas unidades. Com a mudança da política governamental, priorizando o pré-sal e controlando os preços dos combustíveis para segurar a inflação, o setor foi à bancarrota.
As operações de colheita e industrialização da cana-de-açúcar, é como a laranja, demanda um alto capital de giro. Quando a empresa está descapitalizada, inviabiliza o bom andamento das operações, que comprometem a alcançarem o "custo marginal", com isto o lucro fica mais distante.
Acho que devem existirem mecanismos que deem suporte aos setores produtivos brasileiros.
MAIS EFICIÊNCIA, MENOS POLITICAGEM !!!