Consumo de mudas é 40% maior no plantio mecanizado de cana, diz UDOP

Publicado em 29/07/2015 07:30

A pesquisa de produtividade agrícola da safra 2014/15 realizada pelaUDOP nos meses de abril e maio deste ano trouxe números preocupantes quando o assunto é plantio de cana-de-açúcar, isso porque, segundo as usinas participantes, que representam cerca de 15% de toda acana produzida no País, as usinas perceberam um aumento de cerca de 40% no consumo de mudas para áreas plantadas mecanicamente, no comparativo com o plantio manual.

O plantio das unidades pesquisadas é 62% mecanizado e 15% semi-mecanizado. "Os dados da pesquisa demonstram que manualmente as usinas pesquisadas usam em média de 10 a 15 toneladas de cana (muda) por hectare, enquanto que no plantio mecânico foram necessárias de 15 a 20 toneladas de cana por hectare plantado", destacou o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe.

A pesquisa, respondida por dezenas de usinas localizadas em cinco estados brasileiros, já está em sua terceira amostra, tendo se consolidado como importante ferramenta para que as usinas participantes possam analisar como andam suas produtividades médias e se suas práticas agrícolas estão de acordo com a maioria das unidades participantes. Os resultados são disponibilizados apenas para as unidades que participaram da pesquisa.

No quesito plantio de cana, 84% das unidades disseram possuir viveiros de mudas, sendo 38% de Mudas Pré-Brotadas (MPB), com maior participação do sistema Plene desenvolvido pela Syngenta.

Das usinas que destacaram possuir viveiros de mudas, quase 70% não fazem o tratamento térmico destas mudas, o que, segundo Salibe, demonstra uma falta de preocupação com o raquitismo, que tem diminuído, consideravelmente, a produtividade dos canaviais.

Sobre o espaçamento utilizado no plantio de cana, 88% das usinas utilizam-se do espaçamento de 1,50 metro, contra apenas 10% utilizando-se do espaçamento combinado de 0,90 m X 1,50 m. Para 90% das usinas pesquisadas, a decisão pelo espaçamento esbarra nos entraves com as máquinas colhedoras.


Pesquisa 2015/16

A UDOP realiza a pesquisa de produtividade agrícola anualmente. Sobre a safra 2015/16, a pesquisa deverá ser preenchida nos meses de abril e maio do próximo ano. A pesquisa é gratuita e aberta a todas as usinas interessadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência UDOP de Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário