CNA levanta custos de produção sucroenergética em Goiás

Publicado em 13/08/2015 15:22

Considerada uma das regiões de destaque na produção de cana-de-açúcar em Goiás, Rio Verde, recebeu, na semana passada, representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para fazerem levantamentos sobre custo de produção e formarem uma rede atualizada de dados sobre o setor sucroenergético, que serão aplicadas no projeto Campo Futuro. O estado de São Paulo, também recebeu a visita dos representantes e ao todo, foram realizados quatro painéis, que contaram com a participação de quase 50 fornecedores.

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, Rogério Avellar, foi a primeira vez que houve levantamento de informações em Rio Verde e nos municípios de São Paulo. “A participação está bastante interessante e produtiva. Cada dia os produtores estão mais interessados nos resultados obtidos pelo levantamento de custos, pois além de avaliar o próprio negócio podem comparar com os resultados de outras regiões produtoras”, disse.

O assessor acrescenta que, de forma geral, os fornecedores de cana-de-açúcar estão com margens econômicas negativas. Os custos de produção situam-se acima do valor recebido pela matéria prima entregue para as usinas. Ao todo, 15 municípios dos estados de Goiás, Mato Grosso, Alagoas, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul receberão a visita técnica do projeto.

Até o fim de agosto, mais de 100 fornecedores participarão dos painéis do Campo Futuro da cadeia sucroenergética. A iniciativa é feita em parceria com técnicos do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), ligado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

Foco na produção

Com as informações obtidas, a CNA visa formar uma rede atualizada de dados de custo de produção em várias culturas. Além do café e da cana-de-açúcar, serão contempladas no projeto Campo Futuro as seguintes atividades: bovinoculturas de corte e de leite, arroz, algodão, soja, milho, trigo, e fruticultura (laranja e cacau). Estas informações obtidas a partir destes painéis servirão para orientar o produtor rural na gestão da sua propriedade rural e na tomada de decisões em sua atividade.

Campo Futuro

O projeto, criado pela CNA, faz desde 2007 o levantamento de informações econômicas para contribuir nas decisões do produtor rural, aliando a capacitação do produtor rural à geração de informação para administração de riscos de preços, de custos e de produção na propriedade rural. O produtor aprenderá a calcular o seu custo de produção e a utilizar ferramentas para o gerenciamento de riscos de preços.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário