Petróleo: Arábia Saudita propõe reduzir produção em acordo da Opep se Irã congelar oferta

DUBAI/LONDRES (Reuters) - A Arábia Saudita propôs reduzir a produção de petróleo se seu rival Irã aceitar impor um teto sobre sua oferta neste ano, um importante compromisso às vésperas de negociações na Argélia na próxima semana, disseram à Reuters três fontes com conhecimento das discussões.
A oferta, que ainda tem de ser aceita ou rejeitada por Teerã, foi feita neste mês, disseram as fontes à Reuters sob a condição de anonimato.
Riad está pronta para reduzir a produção para níveis vistos mais cedo neste ano em troca de um congelamento da oferta pelo Irã no nível atual, que é de 3,6 milhões de barris por dia, disseram as fontes.
A produção de Riad subiu desde junho devido à demanda de verão, atingindo um recorde em julho de 10,67 milhões de bpd e caindo para 10,63 milhões de bpd em agosto. Entre janeiro e maio, a Arábia Saudita produziu em torno de 10,2 milhões de bpd.
Duas fontes disseram que a Arábia Saudita e seus aliados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Emirados Árabes Unidos, Catar e Kuweit, devem contribuir em qualquer redução se um acordo for fechado.
A Arábia Saudita, de longe o maior produtor da Opep, ficaria com o maior corte, segundo as fontes.
Os membros da Opep vão se encontrar nos bastidores de um fórum internacional de energia na Argélia entre 26 e 28 de setembro, e a Rússia, que não é do grupo, também participará do fórum.
(Reportagem da Redação Opep)
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY