Produção de açúcar do centro-sul despenca com chuvas e menos usinas em operação

Publicado em 29/12/2016 09:17

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de açúcar do centro-sul do Brasil somou 362 mil toneladas na primeira quinzena de dezembro, queda de 68 por cento ante a segunda quinzena de novembro, com as atividades sendo afetadas por chuvas e por redução no número de usinas em operação, informou a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) nesta quinta-feira.

Na segunda quinzena de dezembro, apenas cerca de 55 usinas devem continuar operando, segundo a Unica, com a safra na principal região produtora do país caminhando para o final após um início mais acelerado das atividades na temporada 2016/17.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda na produção de açúcar na primeira quinzena de dezembro foi de 43,86 por cento.

A quantidade de cana processada pelas unidades produtoras na primeira quinzena de dezembro totalizou 7,15 milhões de toneladas, menos da metade do que as 19,6 milhões da segunda quinzena de novembro e uma queda de 60,3 por cento na comparação anual.

O volume fabricado de etanol alcançou 336 milhões de litros na primeira quinzena de dezembro, queda de mais de 50 por cento ante o mesmo período do ano passado. A produção de hidratado no período somou 215 milhões de litros, e a de anidro (misturado à gasolina), 122 milhões de litros.

No acumulado desde o início da safra, em 1º de abril, o total processado de cana-de-açúcar atingiu 588,85 milhões de toneladas, alta de quase 2 por cento ante o mesmo período de 2015/16.

A produção acumulada de açúcar alcançou 35,06 milhões de toneladas, aumento de aproximadamente 17 por cento, com usinas privilegiando o adoçante em detrimento do etanol, com preços menos interessantes.

Já a fabricação de etanol no acumulado da safra totalizou 24,74 bilhões de litros, queda de 6,4 por cento.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário