1ª usina só de etanol de milho no MT, prevista para junho, já contratou 20% da safrinha

Publicado em 06/01/2017 12:06

Com a abertura da colheita da safrinha, daqui a cinco meses, uma nova janela de oportunidade se abrirá para os produtores de milho do Mato Grosso. Junto com o milho novo estará sendo inaugurada a primeira usina exclusiva de etanol extraído do grão. Na verdade, esse novo canal de venda já está funcionando desde agosto, setembro passados. A FS Bioenergia já começou a garantir a matéria-prima àquela época.

Hoje, das 560 mil toneladas que vão ser esmagadas em 2017, a partir da inauguração, no começo de junho, o CEO Rafael Abud aponta a contratação fechada de 20%. Até dezembro, FS espera desovar nos postos em torno de 220 milhões de litros de etanol hidratado.

A unidade de Rio Verde, associação da grupo americano Summit com a local Fiagril Participações – que vendeu fatia de sua trading para os chineses da Hunan Dakang, em maio de 2016 -, vai escoar a produção no Mato Grosso, alcançar algumas praças do Norte e, num futuro, acessar o mercado nordestino, altamente importador de combustível renovável. Apesar da distância, a distribuição não preocupa Abud, o que deverá acontecer, com maior segurança, quando a usina dobrar a produção numa segunda fase – talvez quando o Brasil já souber quem será o substituto do presidente Michel Temer, lá pelo final de 2018.

Custo X tecnologia

Também não preocupa o dirigente da FS Bioenergia a volatilidade do cereal, obviamente na subida da tabela, podendo encarecer os custos de produção. O risco há, naturalmente, se conforma Rafael Abud. Porém, ele acredita que situações limites como a do primeiro semestre de 2016, quando o milho explodiu, não deverão repetir. “O ano passado foi a tempestade perfeita”, exemplifica o executivo lembrando da forte demanda externa, dólar alto, crise política e produção que não saiu como se esperava.

Na safrinha 16/17, por exemplo, já está praticamente garantida uma boa produção e boa produtividade diante dos bons ventos da soja verão que apontam para o plantio dentro da janela ideal, bem como um clima ainda sem contratempo nos mapas metorológicos.

Para completa, as possibilidades de amortecer possíveis baques no custeio operacional sem comprometer a renda obtida na distribuição do etanol, que perderia competitividade, o CEO da FS lembra que a alta tecnologia dos equipamentos trazidos dos Estados Unidos – pátria do carburante dessa matriz – que se traduz em produtividade e gerará a produção de derivados. Da usina de Lucas do Rio Verde vão sair também farelo de milho com alto teor proteico para bovinos, suínos e aves (DDGs). Além de óleo bruto de milho.

Mais uma?

Outra empresa americana colocou no radar o Mato Grosso como possível porto futuro para mais uma usina exclusivamente do mesmo etanol que a FS, é a IMC Inc. Os gestores estiverem reunidos com o governo mato-grossense, em dezembro, coletando informações sobre os programas de incentivos a investimentos para olharem as potencialidades gerais. Devagar o mercado começa a gerar novos destinos e formatos de distribuição para os produtores, que até então têm como única plataforma de descarga, no caso do corredor de combustível, as usinas flex, que se encontram na macro-região estendida até o Mato Grosso do Sul – e que operam a maior parte do tempo esmagando cana. 

Usina FS Bioenergia, em construção, em Lucas do Rio Verde (MT)

Usina FS Bioenergia em construção, em Lucas do Rio Verde (MT)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Aguinaldo Zamaro Sorriso - MT

    Existe a USIMAT em Campos de Julio que produz alcool de Milho desde 2011... estão meio perdidos esse povo.

    https://www.novacana.com/n/etanol/mercado/etanol-milho-novo-combustivel-mato-grosso-120416/

    6
    • Giovanni Lorenzon Campinas - SP

      Obrigado Aguinaldo, mas a Usimat é flex e a matéria faz menção à 1a. usina exclusiva de etanol de milho.

      1
  • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

    "Também não preocupa o dirigente da FS Bioenergia a volatilidade do cereal"??? Esse é um gestor de qualidade mesmo, o único insumo da sua empresa é o milho e eles não estão preocupados com o custo? Estamos no país dos absurdos mesmo, onde grandes grupos internacionais investem sabendo que os riscos são mínimos, pois se der prejuízo sabem que o estado paizão socorre, seja com subsídios, deduções de tributos, desonerações trabalhistas ou outras mandingas que os burocratas do governo são especialistas. Etanol de milho não é lucrativo nem nos EUA, que produzem só uns 200 milhões de toneladas a mais que nós , e que o fazem somente pra fins politiqueiros de redução de emissão de gases, pois o balanço energético é NEGATIVO para o etanol extraido do cereal. Esperemos mais uns anos e veremos se esses "investidores" são uns visionários ou mais uns oportunistas iguais a tantos que hoje proliferam nas páginas políticas e policiais da imprensa. A propósito, se alguém se interessar leiam a pesquisa dessa jovem:http://www.unifal-mg.edu.br/engenhariaquimica/system/files/imce/TCC_2014_1/Carolina%20Manochio.pdf

    3