Pesquisador brasileiro é premiado na ÁFrica do Sul por trabalho sobre cana no Piauí
Foi num dos mais antigos e mais importantes eventos da cana-de-açúcar do mundo, o South African Sugarcane Technologists’ Association Congress (SASTA), que o doutorando do programa de pós-graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESalq/USP), Henrique Boriolo Dias, teve seu trabalho premiado na 91ª edição do congresso, realizado em Durban, África do Sul, entre os dias 14 e 16 de agosto de 2018.
E foi numa das fronteiras agrícolas do País com potencial de expansão da produção de alimentos e bioenergia, o Piauí, que o doutorando avaliou a interação entre variedades, ambiente e manejo com o objetivo de explorar o potencial de expansão da produção de alimentos e bioenergia.
O trabalho intitulado Modelling sugarcane yields and reduced growth phenomenon under high input conditions in tropical Brazil sinalizou que algumas variedades atingiram produtividades no campo da ordem de 200 t/ha em apenas 8 meses de cultivo, mostrando como as condições climáticas dessa fronteira são favoráveis para cana-de-açúcar irrigada.
O pesquisador destacou que o trabalho avaliou e melhorou o modelo de cana-de-açúcar da plataforma australiana de sistemas agrícolas APSIM, um dos mais importantes no setor canavieiro, para estimar a produtividade da cultura. “O desempenho do modelo foi substancialmente melhorado em termos de interceptação da radiação solar e acúmulo de biomassa. Desse modo, as melhorias evitam superestimações da produtividade da cultura e agora permite que estudos, por exemplo, envolvendo irrigação, yield gap e mudanças climáticas sejam mais realistas no contexto da pesquisa científica, planejamento a tomada de decisão pelos usuários do modelo”, informou o doutorando.
Tudo isso rendeu a Boriolo Dias, o Prêmio “Melhor trabalho na seção de Posters em Agricultura” na reunião do SASTA.
O pesquisador, que atualmente desenvolve parte do projeto de doutorado na James Cook University (Austrália), teve como orientador o professor Paulo Cesar Sentelhas, do departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Esalq, com colaboração do pesquisador Geoff Inman-Bamber da referida universidade australiana e da empresa Terracal Alimentos e Bioenergia. A bolsa é da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP).
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY