Nota da COGEN sobre leilão A-6

Publicado em 21/10/2019 08:42 e atualizado em 21/10/2019 09:44

Com a finalização do leilão A-6 de energia nova, realizado nesta sexta-feira (18/10), seis projetos de biomassa entre os 25 cadastrados venderam 69,5 MWMédios, com um preço médio de R$ 187,90/MWh, o que representa a 6% da energia contratada no certame e a 9,4% do total leiloado na modalidade térmica.

1 - Univalem - 13,2 MWmédios
2 - Cerradão - 18,0 MWmédios
3 - São Martinho - 20,2 MWmédios
4 - Bela Vista - 8,0 MWmédios
5 - Ipiranga - 6,9 MWmédios
6 - Branco Peres - 3,2 MWmédios

Em gás natural foram três projetos:

1 - Novo tempo no Para - 569,7 MWmédios
2 - MC2 no Maranhão - 70,0 MWmédios
3 - Prosperidade na Bahia - 33,4 MWmédios

Na avaliação de Leonardo Caio Filho, diretor de Tecnologia e Regulação da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), o resultado mostra que haveria potencial para a biomassa vender muito mais energia se a fonte estivesse em uma modalidade de produto separada das demais — uma das demandas da Cogen.

"Na nossa visão, a expansão da matriz elétrica poderia ser mais determinística, em vez de meramente indicativa, valorizando as externalidades das fontes. A biomassa tem alta eficiência energética, é uma energia limpa que estimula uma economia circular e tem a vantagem de produzir energia próxima do centro de carga, ajudando a poupar água nos reservatórios das hidrelétricas do sistema Sudeste/Centro-Oeste, sobretudo nos períodos secos. O setor tem potencial para vender muito mais. Certamente, se tivermos uma sinalização positiva para a biomassa, nos próximos leilões o número de inscritos certamente será maior que os 25 projetos cadastrados neste leilão", diz Leonardo Caio Filho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
COGEN
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário