Porto de Antonina faz exportação inédita de pellets de cana

Publicado em 23/04/2021 14:21

O TPPF - Terminais Portuários da Ponta do Félix iniciou uma exportação de pellets de cana, operação inédita no Porto de Antonina. O material é resíduo de usinas de produção de açúcar e etanol, que sai do Brasil e tem o porto de Imminghan como destino, no Reino Unido.

O subproduto da cana-de-açúcar passa pelo TPPF pela primeira vez, abrindo espaço para novas exportações do material orgânico. A tendência do mercado de exportação de subprodutos da cana é de crescimento, já que a estimativa de produção da safra de cana 2020/2021 é de 3,5% maior do que no ano anterior. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção esperada é de 665,105 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no Brasil.

A exportação de 22 mil toneladas da matéria orgânica comprimida - transformada em pellets - abre mercado para novas exportações no TPPF. De acordo com o presidente do Terminal, Gilberto Birkhan, a estrutura do porto está adaptada para receber cargas especiais.

"A carga veio de usinas do interior de São Paulo. Para a operação, o TPPF utiliza contêineres especiais com aberturas laterais, acionadas quando o contêiner chega ao fundo do porão do navio. Essa operação mantém a hermeticidade do produto durante o transporte do armazém até o cais, promovendo o maior cuidado com o meio ambiente", explica o presidente.

Embarcações maiores - outra novidade está no aumento do calado operacional do Porto - de 8 para 8,5 metros - abrindo novas oportunidades para o TPPF. Na prática, o Terminal passa a receber embarcações maiores, que transportam mais carga.

Com a mudança, o porto tem capacidade para receber navios que transportem 2,5 mil toneladas a mais de produtos, alavancando as perspectivas de cargas novas.

"Com a abertura para embarcações maiores, também abrimos as portas para novos negócios. Assim, o terminal amplia também os produtos que pode receber, sempre mantendo sua vocação de atender cargas especiais, de maneira customizada", finaliza Birkhan.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Porto de Antonina

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário