HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas em junho serão cruciais para safra 21/22 de cana no Centro-Sul do Brasil, estima Czarnikow

Publicado em 01/06/2021 14:21 e atualizado em 01/06/2021 17:53
Trading inglesa projeta moagem de cana-de-açúcar na região em 558 milhões de t, mas condição neste mês determinará confirmação da projeção

LOGO nalogo

​O mês de junho começa com a expectativa de chuvas para áreas do Centro-Sul do Brasil, após meses com condição climática adversa e impacto para o desenvolvimento da safra de cana-de-açúcar. A trading inglesa Czarnikow vê a condição climática neste mês que começa como crucial para a definição de suas estimativas.

"A curva de rendimento agrícola da cana está caindo neste momento e o tamanho dessa queda é que determinará se o CS esmagará menos do que 558 milhões de toneladas e do que estimamos atualmente para a região", disse a trading em relatório.

A previsão para o início do mês de junho ainda é de continuidade do cenário de estiagem que perdura no Centro-Sul do Brasil desde o final de 2020, mas isso é comum para essa época do ano, já que a região entra no final de junho no inverno. Antes disso, há o indicativo de chuva no início da segunda quinzena do mês, precisamente em 17 de junho.

Variação da precipitação mensal do CS Brasil em 2020, previsão para 2021 e média histórica - Fonte: Czarnikow
Variação da precipitação mensal do CS Brasil em 2020, previsão para 2021 e média histórica - Fonte: Czarnikow

"A previsão total para o mês coloca as chuvas acumuladas acima da média, mas isso apenas devido às chuvas fortes esperadas para o dia 17– já que as mudanças climáticas duram muito", pontua a Czarnikow, ressaltando que as previsões ainda podem sofrer alterações nos próximos dias, mudando completamente o cenário.

As chuvas devem aumentar novamente apenas em setembro, mas nesse período a temporada de cana já estaria chegando ao fim. "É por isso que o esmagamento do CS do Brasil concentra-se entre abril e novembro; os outros meses são muito chuvosos para operar", destaca a trading inglesa.

A Czarnikow estima a moagem de cana no Centro-Sul do Brasil em 561 milhões de t na safra 2021/22, com uma queda de 44 milhões de t sobre o ciclo produtivo anterior. Com isso, a produção de açúcar na região é estimada em 35,7 milhões de t de açúcar, sendo 2,7 milhões de t menor em relação ao ano anterior.

Moagem de cana no CS do Brasil nas últimas 22 safras - Fonte: Czarnikow
Moagem de cana no CS do Brasil nas últimas 22 safras - Fonte: Czarnikow

Produção de açúcar no CS do Brasil nas últimas 25 safras - Fonte: Czarnikow
Produção de açúcar no CS do Brasil nas últimas 25 safras - Fonte: Czarnikow

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário