Variante Delta coloca em xeque recuperação da demanda chinesa por açúcar

Publicado em 05/08/2021 10:01 e atualizado em 05/08/2021 11:17
Trading inglesa Czarnikow vê consumo menor nos meses restantes do verão e nos próximos feriados na terceira maior consumidora global

Logotipo Notícias Agrícolas

O recente aumento de casos de Covid-19 da variante Delta na China deve colocar em xeque as expectativas de recuperação da demanda chinesa por açúcar, segundo a trading inglesa Czarnikow. Porém, ainda há expectativas com a acelerada vacinação no país.

"Anteriormente, pensávamos que o consumo de açúcar chinês se recuperaria devido ao ritmo de vacinação. No entanto, a variante Delta altamente contagiosa foi recentemente identificada em Nanjing (província de Jiangsu)", disse a trading. "O consumo de açúcar pode cair nos meses restantes do verão e nos próximos feriados, à medida que as reuniões sociais diminuem", completou.

Novos casos diários de Covid-19 na China x Vacinação total da população - Fonte Czarnikow
Novos casos diários de Covid-19 na China x Vacinação total da população - Fonte: Czarnikow

A variante tem se espalhado rapidamente. Em apenas 10 dias, a variante do vírus, considerada mais contagiosa, foi identificada em mais 22 cidades, espalhadas por 10 províncias chinesas. O país tem feito testes em massa e milhões voltaram ao isolamento.

"Portanto, não acreditamos mais que o consumo de açúcar chinês se recuperará fortemente até que o surto esteja sob controle novamente. Felizmente, um surto em grande escala é improvável, já que o programa de vacinação da China está sendo executado em uma taxa recorde mundial", destacou a Czarnikow.

O país já aplicou 1,5 bilhão de doses em sua população estimada em cerca de 1,4 bilhão de pessoas. A maioria das vacinas usadas no país tem que ser aplicada em duas doses.

Vendas e produção do famoso bolo lunar consumido no Festival do Meio do Outono - Fonte Czarnikow
Vendas e produção do famoso bolo lunar consumido no Festival do Meio do Outono - Fonte: Czarnikow

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, em inglês) estimou em maio o consumo doméstico de açúcar na China em 15,80 milhões de toneladas, acima das 15,50 milhões de t do ano anterior. A China precisa importar parte do seu consumo de açúcar de outros países, incluindo o Brasil.

Nos próximos meses, a China passará pelos feriados do Festival do Meio do Outono, em setembro, um dos mais celebrados no país. E, no início de outubro, haverá o Dia Nacional da China (Golden Week), que promove a segunda maior movimentação de pessoas dentro da China, elevando a demanda por alimentos.

Bolo lunar ou bolo da lua - Foto Xinhua
Bolo lunar ou bolo da lua - Foto: Xinhua

Apenas para o Festival do Meio do Outono, produtores do famoso bolo lunar ou bolo da lua durante essas festividades demandam cerca de 100 mil t, segundo a Czarnikow. "Alguns deles já cortaram suas metas de produção, pois prevêem uma demanda mais fraca por conta de novas restrições".

Em 2020, com a maioria das restrições atenuadas, as vendas do bolo lunar na China totalizaram RMB 20,52 bilhões. Para 2021, a expectativa é que não mude muito esse cenário.

Bloqueios restabelecidos podem interromper a recuperação da indústria de alimentação - Fonte Czarnikow
Bloqueios restabelecidos podem interromper a recuperação da indústria de alimentação - Fonte: Czarnikow
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário