Variante Delta coloca em xeque recuperação da demanda chinesa por açúcar
![]()
O recente aumento de casos de Covid-19 da variante Delta na China deve colocar em xeque as expectativas de recuperação da demanda chinesa por açúcar, segundo a trading inglesa Czarnikow. Porém, ainda há expectativas com a acelerada vacinação no país.
"Anteriormente, pensávamos que o consumo de açúcar chinês se recuperaria devido ao ritmo de vacinação. No entanto, a variante Delta altamente contagiosa foi recentemente identificada em Nanjing (província de Jiangsu)", disse a trading. "O consumo de açúcar pode cair nos meses restantes do verão e nos próximos feriados, à medida que as reuniões sociais diminuem", completou.
A variante tem se espalhado rapidamente. Em apenas 10 dias, a variante do vírus, considerada mais contagiosa, foi identificada em mais 22 cidades, espalhadas por 10 províncias chinesas. O país tem feito testes em massa e milhões voltaram ao isolamento.
"Portanto, não acreditamos mais que o consumo de açúcar chinês se recuperará fortemente até que o surto esteja sob controle novamente. Felizmente, um surto em grande escala é improvável, já que o programa de vacinação da China está sendo executado em uma taxa recorde mundial", destacou a Czarnikow.
O país já aplicou 1,5 bilhão de doses em sua população estimada em cerca de 1,4 bilhão de pessoas. A maioria das vacinas usadas no país tem que ser aplicada em duas doses.
Leia mais:
+ Temores com a agressividade da variante Delta na China pesam e commodities têm baixas fortes
+ Novos surtos da variante delta mantêm mercados globais em alertas; soja na contramão
+ Delta é "altamente preocupante" com avanço de disseminação nas Américas, diz Opas
+ China x Delta: Mercados ainda vão sentir impactos, mas demanda por soja segue forte
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, em inglês) estimou em maio o consumo doméstico de açúcar na China em 15,80 milhões de toneladas, acima das 15,50 milhões de t do ano anterior. A China precisa importar parte do seu consumo de açúcar de outros países, incluindo o Brasil.
Nos próximos meses, a China passará pelos feriados do Festival do Meio do Outono, em setembro, um dos mais celebrados no país. E, no início de outubro, haverá o Dia Nacional da China (Golden Week), que promove a segunda maior movimentação de pessoas dentro da China, elevando a demanda por alimentos.
Apenas para o Festival do Meio do Outono, produtores do famoso bolo lunar ou bolo da lua durante essas festividades demandam cerca de 100 mil t, segundo a Czarnikow. "Alguns deles já cortaram suas metas de produção, pois prevêem uma demanda mais fraca por conta de novas restrições".
Em 2020, com a maioria das restrições atenuadas, as vendas do bolo lunar na China totalizaram RMB 20,52 bilhões. Para 2021, a expectativa é que não mude muito esse cenário.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY