Índice Cepea do açúcar no Brasil atinge recorde nominal na 1ª quinzena de agosto
![]()
O índice do açúcar cristal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, da Esalq/USP) no mercado físico do estado de São Paulo atingiu recorde nominal durante a primeira quinzena de agosto, a R$ 125,55 (USD 23,90)/saca de 50 quilos no dia 12 de agosto.
"O impulso veio da baixa oferta de açúcar na safra atual (2021/22), que tem sido causada pelo clima seco e frio nas áreas de cultivo de cana-de-açúcar. Vale lembrar que novas geadas estão previstas para a segunda quinzena do mês, o que pode mais uma vez prejudicar as lavouras de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil", destacou o centro.
Diante desse cenário climático com impacto na safra, agentes de diversas usinas de açúcar de São Paulo se afastaram do mercado na primeira quinzena de agosto. A avaliação é que as perdas possam comprometer até o volume de açúcar já vendido por meio de contratos.
"Apesar da menor oferta no mercado spot, grandes volumes de açúcar cristal foram vendidos pelas usinas no início do mês, o que reforçou a liquidez", completou o Cepea. Entre 2 e 13 de agosto, o índice Cepea/Esalq do produto atingiu média de R$ 121,54/saca, 5,09% acima do registrado na primeira quinzena de julho.
A situação no Brasil também tem estimulado as altas para o açúcar bruto na Bolsa de Nova York. No entanto, segundo o Cepea, a valorização do dólar norte-americano frente ao real e a desvalorização do petróleo limitaram a tendência de alta dos preços.
0 comentário
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado