Câmara dos Deputados aprova texto-base da MP da venda direta de etanol
![]()
A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quinta-feira (25) o texto-base da Medida Provisória (MP) 1063/21, relacionada com a venda direta de etanol e a venda de combustíveis de outros fornecedores diferentes do vinculado à bandeira.
O Plenário analisa agora os destaques apresentados pelos partidos na tentativa de mudar o texto do relator, deputado Augusto Coutinho (Solidariedade-PE).
Segundo a Reuters, o texto aprovado também adequa a legislação que trata da contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), na intenção de evitar perda de arrecadação e equalizar a incidência tributária entre o etanol nacional e o importado.
O Congresso havia anunciado no início do mês a prorrogação por mais 60 dias da MP 1069/21, que dispõe sobre a venda direta de etanol e outras mudanças no comércio de combustíveis. A medida que já está em vigor nos estados encerraria em 11 de novembro.
Liberação de bandeira
A intenção do governo é aumentar a competição no setor, segundo a Agência Câmara, eliminando a obrigatoriedade de compra de etanol apenas dos distribuidores; e de gasolina e diesel apenas dos fornecedores da bandeira do posto.
Os distribuidores poderão continuar atuando, mas o posto poderá comprar o etanol diretamente dos produtores nacionais (maiores fornecedores) ou do importador.
O texto do relator incorpora trechos da MP 1069/21, permitindo a venda direta aos postos também para as cooperativas de produção ou comercialização de etanol e as empresas comercializadoras desse combustível.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY