HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Cana: Geadas seguem no radar da StoneX e cortes nas estimativas não estão descartados

Publicado em 19/05/2022 17:21 e atualizado em 23/05/2022 11:27
Consultoria estima moagem na safra 2022/23 do Centro-Sul em 565,3 milhões de t; com 33,9 mi de t de açúcar e 30 bi de l de etanol

Logotipo Notícias Agrícolas

As geadas voltaram ao radar dos envolvidos na cana-de-açúcar do Centro-Sul do Brasil nesta semana, após danos severos com a condição na safra 2021/22. Até o momento, segundo fontes do setor ouvidas pelo Notícias Agrícolas, não há registro de geadas fortes e nem prejuízos.

A consultoria StoneX divulgou no último dia 10 de maio sua atualização para a safra 2022/23 da região, mas com a possibilidade de geadas, não se descarta revisão na próxima atualização, prevista para o mês de julho.

"As geadas permanecem no radar da equipe e levantam um alerta", disse ao Notícias Agrícolas Filipi Cardoso, especialista de inteligência de mercado da StoneX. Apesar de a safra não ter sido impactada nos últimos dias, a meteorologia ainda aponta muito frio em áreas produtoras nesta semana.

"Em julho, será lançada a nova revisão de estimativa, onde será analisada a gravidade e quais as consequências que a ocorrência de geadas podem gerar para o ciclo corrente", disse Cardoso. Em 2021/22, segundo a consultoria, cerca de 13% de toda a área disponível para a colheita foi afetada por geadas.

De acordo com o analista, os impactos da geada na cana-de-açúcar dependem muito, principalmente, do grau de desenvolvimento do canavial.

"Para os canaviais próximos de serem colhidos [a safra começou em abril], o estresse que a planta sofre com a redução da temperatura pode ser benéfico, promovendo um acúmulo maior de sacarose e consequentemente aumentando seu ATR - açúcar total recuperável", afirma.

Entretanto, "o principal impacto encontra-se nas áreas com desenvolvimento médio". Nesses casos, segundo Cardoso, para a usina não perder aquela área, necessita antecipar a colheita. "Gera-se assim uma queda na produtividade, já que a cana não teve tempo suficiente de desenvolvimento para acumular um volume de sacarose considerável", explica.

Fonte: StoneX

A StoneX estima a safra 2022/23 de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil com uma moagem de 565,3 milhões de toneladas, cerca de 8% maior ante a temporada anterior, fortemente impactada pelas condições climáticas. O clima seguirá sendo um ponto-chave para a consultoria em suas atualizações.

Além disso, o aumento do prêmio do etanol ante o açúcar também tem chamado a atenção dos envolvidos do mercado. Algumas unidades produtoras, inclusive, estão cancelando contratos já fixados para o adoçante visando focar na comercialização do biocombustível nesta safra.

A produção de açúcar no ciclo 2022/23 é apontada em 33,9 milhões de t, com alta anual de 5,8%. A safra total de etanol é projetada em 30 bilhões de litros, quase 9% acima do ciclo anterior. O mix na mais recente estimativa da StoneX estava em 44,8% para o açúcar e 55,2% para o etanol.

A concentração de açúcar total recuperável (ATR) dos canaviais deve ficar em 140,7 quilos por tonelada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário