Açúcar recua em NY nesta tarde de 3ª feira, mas estende ganhos em Londres
![]()
Os contratos futuros do açúcar tinham queda leve na Bolsa de Nova York, mas avanço em Londres nesta tarde de terça-feira (31). O mercado sente pressão relacionada com o avanço da safra do Centro-Sul do Brasil, apesar de suporte do financeiro.
Por volta das 11h52 (horário de Brasília), o açúcar do tipo bruto tinha desvalorização de 0,31% na Bolsa de Nova York, cotado a 19,54 cents/lb. Já no terminal de Londres, o tipo branco tinha alta de 0,40%, a US$ 577,00 a tonelada.
O mercado do açúcar no terminal norte-americano retomou os trabalhos nesta terça, após feriado Memorial Day, com valorização. O avanço da safra do Centro-Sul do Brasil, porém, passou a impactar negativamente as negociações do adoçante.
Apesar do avanço dos trabalhos, a qualidade também é monitorada. "Os lotes de cana-de-açúcar da nova temporada 2022/23 têm apresentado baixo teor de sacarose, resultando em menor produção de açúcar", disse o Cepea em nota.
Por outro lado, há atenção para uma maior destinação de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil para a produção de etanol ao invés do adoçante, justamente pelo cenário favorável no setor de energia, o que limitaria a oferta.
Negociantes também associaram a valorização ao anúncio na semana passada de que a Índia, segundo maior produtor global, colocou restrições à exportação de açúcar pela primeira vez em seis anos, para 10 milhões de toneladas.
No financeiro, o mercado encontra algum suporte com disparada nos preços do petróleo, o que impacta na decisão das usinas. O óleo acompanha o posicionamento da União Europeia de não importar boa parcela do petróleo russo.
Além disso, o dólar caía sobre o real, o que tende a desencorajar as exportações das commodities, mas pesa sobre os preços externos.
0 comentário
Açúcar reage nas bolsas após projeção de déficit global saltar para 6,3 milhões de toneladas
Conferência Internacional DATAGRO reúne líderes do setor para debater futuro do açúcar, etanol e biocombustíveis
Brasil pode responder por 73% das exportações globais de açúcar bruto e ampliar protagonismo em 2027
Com expectativa de mix mais alcooleiro, moagem da safra de cana 2026-2027 do Norte-Nordeste atinge 16,7% do previsto
Déficit no mercado global de açúcar deve crescer acentuadamente, diz analista
Açúcar/Cepea: Menor oferta e alta externa impulsionam preços do cristal