Açúcar: Preços reagem à entrega e curto prazo segue confortável

Publicado em 29/02/2024 13:17
  • À medida que nos aproximamos da data de vencimento do contrato de março, observamos as típicas flutuações de preço.
     
  • Os preços foram corrigidos em resposta à melhora na percepção do mercado com relação à disponibilidade da Índia e da Tailândia em 23/24.
     
  • O sentimento do mercado tem sido cauteloso, com os fundos mostrando relutância em comprar, evidenciada pela diminuição dos níveis de posicionamento. Além disso, as preocupações com a redução da safra em 24/25 provocaram uma reação nos preços, afetando principalmente o contrato de março, enquanto o contrato de maio foi menos sensível, possivelmente porque este último não está sob o "efeito da entrega".
     
  • Apesar dessas flutuações, a região Centro Sul continua apoiando um fluxo comercial de curto prazo bem equilibrado.
     
  • A disponibilidade de 24/25 da região continua dependendo de melhorias climáticas.
     

    À medida que nos aproximamos da data de vencimento do contrato de março, é bastante comum observarmos alguma ação nos preços. Na semana passada, vimos estes se corrigirem à medida que a percepção do mercado com relação à disponibilidade da Índia e da Tailândia para 23/24 melhorou.

    “Mantivemos nossas estimativas inalteradas, mas observamos que já estávamos mais otimistas do que a maioria, com quase 32 milhões de toneladas para a Índia (31,85 milhões de toneladas) e 8,2 milhões de toneladas para a produção da Tailândia. Com relação à Índia, os números da moagem e a diminuição dos preços internos sugerem que o país terá uma quantidade saudável de estoques este ano. Obviamente, continuamos convictos de que não haverá permissões de exportação durante esta temporada. Ainda assim, se for extremamente necessário para evitar o colapso dos preços, o único movimento que vemos que o governo pode se sentir confortável em fazer é permitir um desvio adicional para o etanol”, explica Lívea Coda, analista de Açúcar e Etanol da hEDGEpoint Global Markets.

  • De acordo com a analista da hEDGEpoint, “em termos de Tailândia, a moagem no país sugere uma quebra de safra em comparação com o ano anterior. No entanto, o ritmo continua forte, com mais de 1 milhão de toneladas moídas diariamente. Alguns podem argumentar que isso poderia até sugerir um volume de produção maior do que nossa estimativa atual, mas devemos permanecer cautelosos - a região central e o nordeste já estão mostrando sinais de fim de temporada”.

    Essas notícias não foram exatamente animadoras, o que significa que os fundos não estão com bom humor para comprar. Os últimos dados do CFTC mostram uma variação líquida de -22.700 lotes, levando o posicionamento total a quase 11 mil lotes comprados - o nível mais baixo desde 9 de janeiro.

    “Embora tenha havido uma reação nos preços ontem, provocada por alguns produtores do Centro Sul que expressaram preocupação com uma safra reduzida em 24/25, o mercado não está mais tão preocupado com o contrato de março - e este tem poucos motivos para fechar em alta. Os contratos em aberto são quase o dobro em comparação com o ano passado e 1,14 vezes maiores do que no ano anterior, quando o Centro Sul entregou mais de 1 milhão de toneladas. O maior ritmo de moagem durante o período de entressafra e a disponibilidade recorde sugerem a possibilidade de uma entrega substancial nesta semana, o que poderia atuar como um teto para os ganhos potenciais”, destaca.
  • É interessante notar que os rumores de uma safra menor em 24/25 não parecem ter tido o impacto esperado sobre o contrato de maio, como se poderia supor. Ao contrário de março, maio não reagiu na mesma medida, possivelmente devido ao fato de o primeiro ter sido influenciado pelo "efeito da entrega", gerando um impacto direto no spread H/K.

    Segundo Lívea, “isso sugere que o conceito de produção reduzida está longe de ser um consenso ou de ser levado em conta nos preços”.

  • E prossegue: “Em nossa análise anterior, destacamos que, mesmo com uma possível redução na produção de cana para cerca de 611 milhões de toneladas, a região Centro Sul ainda poderia manter um cenário global relativamente equilibrado. Com a proximidade da conclusão de fevereiro, parece provável que o contrato de maio continue sendo negociado em uma faixa semelhante à do contrato de março”.

    “A principal preocupação continua sendo o clima: haverá melhora? Quanto do atual período de seca é irreversível? No entanto, acreditamos que continua sendo prematuro fixar um valor de produção abaixo de 600 Mt para a região Centro Sul em 24/25”, conclui.

    Em resumo, os preços do açúcar bruto foram corrigidos em resposta à melhora das percepções do mercado com relação à disponibilidade da Índia e da Tailândia em 23/24, apenas para acumular ganhos com a possível menor produção no Centro Sul em meio aos efeitos da entrega de março.

    O sentimento do mercado tem sido cauteloso, com os fundos mostrando relutância em comprar, evidenciada pela diminuição dos níveis de posicionamento. Apesar dessas flutuações, a região Centro Sul continua apoiando um fluxo comercial de curto prazo bem equilibrado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
hEDGEpoint Global Markets

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário