UNICA aprova isenção de IPVA como estímulo ao uso de etanol em São Paulo
A União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) comemora a decisão da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em aprovar, nesta terça (10), do Projeto de Lei 1510/23, que isenta do IPVA, pelo período de dois anos (2025/2026), carros híbridos flex movidos a etanol e a hidrogênio. A proposta, de autoria do governo do Estado, reforça o compromisso assumido pelo governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Agricultura, Guilherme Piai, em fortalecer a produção paulista de biocombustíveis e bioenergia.
O projeto, que estende o benefício até 2029 a ônibus e caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio e biometano, está em linha com as mais modernas políticas mundiais de mitigação das mudanças do clima e que visam a redução de emissões de gases de efeito estufa.
Pesquisas realizadas pela indústria automotiva mostram que o motor flex, quando abastecido 100% com etanol, tem índices de emissão inferiores aos carros elétricos europeus. Na prática, os veículos híbridos flex movidos a etanol tornam-se os carros mais limpos do mundo.
Além do maior produtor nacional de etanol, São Paulo apresenta o maior potencial para a produção de biometano no país, com capacidade suficiente para substituir 70% do diesel consumido no estado.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY