Índia deve permitir exportação de 1 milhão de toneladas de açúcar este ano
![]()
MUMBAI/NOVA DÉLHI, 19 de janeiro (Reuters) - A Índia deve permitir exportações de 1 milhão de toneladas métricas de açúcar durante a atual temporada, disseram fontes do governo e da indústria, para ajudar as usinas a exportar estoques excedentes do segundo maior produtor mundial do adoçante e ajudar a sustentar os preços locais.
A permissão para que as usinas vendam 1 milhão de toneladas de açúcar no mercado mundial pode exercer ainda mais pressão descendente sobre os preços globais do açúcar.
Espera-se que o governo emita em breve uma ordem oficial permitindo a exportação de 1 milhão de toneladas de açúcar, disseram as fontes que não quiseram ser identificadas porque não estavam autorizadas a falar com a mídia.
A decisão de permitir as exportações, que vinha sendo especulada nas últimas semanas, foi uma surpresa para uma parte dos comerciantes, já que a produção deste ano deve ficar abaixo do consumo pela primeira vez em oito anos.
Maharashtra, Karnataka e Uttar Pradesh respondem por mais de 80% da produção total de açúcar do país, com menores rendimentos de cana nesses estados levando as empresas comerciais a reduzir suas estimativas de produção para a atual temporada de 2024-25.
A produção pode cair para cerca de 27 milhões de toneladas, ante 32 milhões de toneladas no ano passado, e abaixo do consumo anual de mais de 29 milhões de toneladas, de acordo com as principais casas comerciais.
A Índia, cujos mercados de exportação de açúcar incluem Indonésia, Bangladesh e Emirados Árabes Unidos, foi o segundo maior exportador do mundo durante os cinco anos até 2022-23, com volumes médios de 6,8 milhões de toneladas anuais.
A Índia não permitiu exportações no ano de comercialização de 2023-24.
A Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia, uma entidade de produtores, disse que a permissão para exportar 1 milhão de toneladas de açúcar ajudaria as usinas de açúcar que sofrem com os baixos preços locais.
Os preços do açúcar na Índia estão oscilando em torno do menor nível em 1 ano e meio.
"A produção do ano que vem provavelmente será bastante forte, então permitir exportações limitadas de 1 milhão de toneladas é uma boa notícia para a indústria açucareira", disse Deepak Ballani, diretor geral da Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia.
Reportagem de Rajendra Jadhav e Mayank Bhardwaj; Edição de Michael Perry
0 comentário
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa
Moagem de cana-de-açúcar atinge 16 milhões de toneladas na segunda quinzena de novembro
Açúcar inicia a terça-feira com leves altas e perspectiva é de maior produção para etanol
Açúcar/Cepea: Preços oscilam com força no spot paulista