Açúcar inicia o dia em queda, mas recupera valorização com mercado atento às informações da safra indiana
![]()
Ao longo da manhã desta quarta-feira (05), o mercado do açúcar passou de baixista para levemente positivo, com os contratos para março/25 sendo negociados a 19,75 cents de dólar por libra-peso. A volatilidade deve continuar influenciando o mercado, que segue atento às informações sobre a safra indiana.
Na terça-feira (04), os contratos registraram valorização de mais de 2%, impulsionados por indicativos de que a safra da Índia será menor que o esperado. Além disso, o país tem demonstrado morosidade em disponibilizar ao mercado o excedente de açúcar para exportação, estimado em 1 milhão de toneladas.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Lívea Coda, coordenadora de Inteligência de Mercado de Açúcar da Hedgepoint, destacou que os preços têm suporte na oferta, já que a Índia está postergando suas exportações, aguardando preços mais altos. Segundo ela, havia expectativa de que as exportações indianas começassem em fevereiro, mas agora a previsão é de que só ocorram a partir de março, o que favorece a sustentação dos preços pelo lado da demanda.
Além disso, Coda explica que, do ponto de vista financeiro, os fundos estão bem posicionados no lado vendido com a proximidade do vencimento do contrato março/25, o que gera necessidade de rolagem e impulsiona os preços. No cenário macroeconômico, a especialista também ressalta que na última semana houve um aumento no diferencial de juros entre Brasil e Estados Unidos, fortalecendo o real e tornando o produtor brasileiro mais resistente à venda, outro fator de suporte para as cotações.
0 comentário
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado
Faturamento médio das exportações de açúcar pelo Brasil cai 16,9% em dezembro