Presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool vai solicitar audiência com o ministro do MAPA para tratar de temas diversos
Entre as deliberações da primeira reunião da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), realizada nesta quarta-feira (12), em Brasília, está a decisão de marcar uma audiência com o ministro Carlos Henrique Fávaro para tratar, entre outros temas, sobre a irrigação em barragens. Segundo o presidente da Câmara, Pedro Campos Neto, essa é uma questão importante para o setor produtivo canavieiro, especialmente, no Nordeste que vem sofrendo com a redução das precipitações nos últimos meses.
“Foi uma reunião muito boa, dinâmica, proveitosa e que discutimos vários temas, inclusive, a questão da irrigação que vamos levar para debater com o ministro Carlos Fávaro, com apoio técnico do Sr. Afrânio César, presidente da câmara temática de Agricultura Sustentável do ministério”, afirmou Pedro, lembrando que o pedido de audiência com o ministro será feito logo, mas que a data da reunião dependerá da agenda de Fávaro. “Na data que o ministro marcar, estaremos lá”, disse Pedro.
Sobre a previsão do tempo feita durante a reunião pelo representante do Inmet, segundo Pedro, a perspectiva é que o tempo se mantenha estável atéabril, dentro da normalidade para o período. “Em função da presença do fenômeno La Nina de baixa intensidade, o que não interfere muito no clima, a previsão é de estabilidade climática”, destacou Pedro.
Sobre PL 715/23, que dispõe sobre a compatibilidade entre o contrato de trabalho por safra e a condição de titular de benefícios sociais, de autoria do deputado Zé Vitor, ficou esclarecido que o PL está tramitando no Senado, ainda na primeira comissão da Casa. “Como é uma matéria muito importante para o setor, vamos acompanhar de perto essa tramitação e, se for o caso, até trabalhar para pedir urgência na tramitação da mesma”, afirmou Pedro, lembrando que a NR-15, que estabelece as atividades que devem ser consideradas insalubres, gerando direito ao adicional de insalubridade aos trabalhadores, também foi outro assunto colocado em análise durante a reunião e que precisa também de uma atenção especial do setor, pois gerará impactos na atividade produtiva.
0 comentário
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado