Açúcar acompanha demais commodities e sobe mais de 1% nesta quinta-feira (20)
![]()
Assim como outras commodities, o mercado do açúcar encerrou o dia em alta, com ganhos superiores a 1% nos principais vencimentos. O contrato maio/25, que agora atrai maior atenção do mercado, foi cotado a 19,74 cents de dólar por libra-peso, registrando uma valorização de 1,81% em relação ao fechamento anterior.
A safra indiana segue como fator de suporte aos preços, pois o mercado questiona se o país realmente terá produtividade suficiente para exportar o excedente de 1 milhão de toneladas, conforme havia sido projetado. Além disso, o alto custo de produção na Índia faz com que os produtores busquem preços acima de 19 cents para negociar no mercado internacional.
Outro fator determinante é o clima no Brasil, que atualmente enfrenta uma onda de calor, fator crucial para a recuperação da safra brasileira. Um período mais seco e quente em fevereiro pode limitar a produção de cana-de-açúcar e reduzir o mix açucareiro, uma vez que a qualidade dos canaviais depende da umidade, especialmente após um 2024 marcado por queimadas e estiagem prolongada.
No longo prazo, a evolução das exportações brasileiras e a safra 25/26 do Hemisfério Norte serão determinantes para a formação de preços. Caso ambos avancem conforme o esperado até junho, o mercado poderá entrar em um movimento de queda nos preços.
0 comentário
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol