Mercado do açúcar inicia o dia em baixa e mercado interno continua no foco das usinas
![]()
Na manhã desta quarta-feira (26), o mercado do açúcar recua após os ganhos registrados no dia anterior. O contrato março/25 é negociado a 21,34 cents de dólar por libra-peso, enquanto o maio/25 está cotado a 19,95 cents. De acordo com o Cepea, as usinas brasileiras seguem priorizando as vendas no mercado interno, uma vez que a variação cambial continua desestimulando a participação no mercado externo. Além disso, segundo Maurício Muruci, analista da Safras & Mercado, o mix de produção para a próxima safra tende a ser mais voltado para o etanol, impulsionado pelos preços competitivos e pela alta demanda, fatores que devem continuar sustentando esse mercado.
Para Roberto Rossi, diretor de negócios da Coplacana, apesar da volatilidade do mercado, os preços seguem estáveis e remuneradores. “No geral, teremos uma safra menor este ano, mas os preços são compensadores, o que tem levado os produtores a investirem em insumos para garantir uma boa produtividade”, destaca.
Os preços seguem impactados pelo andamento da safra indiana, que está atrasada e acumula um déficit de 12% em comparação ao mesmo período do ano passado. As projeções para a produção da Índia são divergentes e mercado também monitora a venda de 1 milhão de toneladas de excedente, volume aprovado pelo governo indiano. No entanto, a lentidão na entrega tem gerado ainda mais dúvidas sobre a real capacidade produtiva do país, aumentando as incertezas no mercado global do açúcar.
Além do monitoramento da produção, o mercado agora acompanha a qualidade dos processos na Índia e Tailândia. A China restringiu a importação de xarope desses dois países, medida que pode impactar suas economias, mas com pouco reflexo imediato nos contratos futuros das bolsas.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY