Açúcar: Mercado estende queda nessa quinta-feira (27) e contrato maio perde mais de 1%
![]()
O mercado do açúcar estende a queda na manhã desta quinta-feira (27), com os contratos maio/25 sendo negociados a 19,25 cents de dólar por libra-peso, uma desvalorização de 1,74%. O foco do mercado agora se volta para a safra brasileira, que, apesar de estar em entressafra no momento, retomará a colheita a partir do segundo quadrimestre do ano. Esse fator pode exercer pressão baixista, uma vez que as projeções indicam uma safra superior a 610 milhões de toneladas.
No entanto, alguns desafios ainda precisam ser considerados, principalmente os impactos herdados pela longa estiagem e queimadas de 2024. Apesar das chuvas no final do ano passado terem favorecido a recuperação dos canaviais, a lavoura atual está mais envelhecida e sua qualidade ainda precisa ser verificada. De acordo com Marcelo Di Bonifácio Filho, analista em Inteligência de Mercado da StoneX, a safra 2024/25 deve fechar com uma produção de 621 milhões de toneladas, enquanto a safra atual deve ter uma área colhida menor, devido à redução na área de cana bisada e à necessidade de replantio para compensar as perdas de 2024.
“O canavial atual está mais envelhecido, mas, ainda assim, esperamos uma moagem significativa, em torno de 611 milhões de toneladas, com o mix açucareiro subindo para 51%. As projeções para o Brasil seguem otimistas, mesmo com a redução das chuvas no momento, que pode limitar o potencial produtivo das lavouras, mas ainda não compromete sua qualidade. Será necessário acompanhar a evolução da safra para avaliar possíveis impactos”, destaca o analista.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY