Mercado do açúcar recupera perdas; governo brasileiro planeja reduzir alíquota de importações
![]()
O mercado do açúcar recupera parte das perdas registradas na sessão anterior e retorna ao campo positivo. O contrato maio/25 é negociado a 18,28 cents de dólar por libra-peso, registrando alta de 0,83%. O julho/25 sobe para 17,92 cents (+0,67%), enquanto o outubro/25 avança para 18,01 cents (+0,56%). Os preços seguem variando entre 17 e 18 cents, refletindo a especulação e as vendas antecipadas, impulsionadas pelo acompanhamento das safras indiana e brasileira.
Os preços não devem subir muito, especialmente após a entrega recorde de 1,7 milhão de toneladas de açúcar bruto contra o contrato futuro de março na ICE de Nova York. As entregas foram realizadas pelos traders Wilmar International Ltd e Sucres et Denrees SA, e volumes tão elevados costumam ser interpretados como sinal negativo para os preços, indicando que os vendedores encontram dificuldades para direcionar o produto para outros mercados.
No Brasil, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira que o governo federal zerará a alíquota de importação para o açúcar, hoje em até 14%. A medida faz parte de um conjunto de ações voltadas para a redução dos preços dos alimentos e também zerará as taxas para azeite, milho, óleo de girassol, sardinha, biscoitos, massas, café e carnes.
Além da redução de tarifas, Alckmin também destacou o fortalecimento dos estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), embora não tenha entrado em detalhes sobre a operação. No mês passado, a Conab solicitou R$ 737 milhões para recompor os estoques de alimentos, que foram desmontados nos últimos anos. Outra ação mencionada pelo vice-presidente foi a prioridade para os alimentos da cesta básica no próximo Plano Safra, que deve direcionar mais recursos para a produção e comercialização de itens essenciais no Brasil.
0 comentário
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol