Sucroalcooleiro: BNDES libera linha de capital de giro para estrangeiros

Publicado em 14/07/2010 07:48
O próprio texto explicativo sobre o Programa de Apoio ao Setor Sucroalcooleiro (Pass) no site do BNDES diz que a linha tem como item financiável "capital de giro no valor máximo de R$ 200 milhões por beneficiário", mas o banco divulgou ontem nota afirmando que "está assumindo, no caso específico do etanol, estocagem como item de investimento". A interpretação permite ao banco financiar no âmbito do Pass empresas de qualquer origem de capital sem ferir a Lei 4.131/62. A lei só permite que bancos estatais financiem estrangeiros em caso especiais e para "ativos fixos" (investimentos).

Ontem, o Valor publicou reportagem mostrando que um aviso da Secretaria de Gestão da Carteira Agropecuária (Seagri) do banco, publicado no dia 6 de julho, comunicando que as empresas de controle estrangeiro estavam fora do Pass, foi suspenso por outro aviso da mesma Seagri, três dias depois. A nota interpretando estocagem como investimento, com base em "classificação do Sistema de Contas Nacionais do IBGE", foi divulgada após o assunto ser discutido na reunião de diretoria do banco.

"Um giro que vira estoque não é giro", disse uma fonte próxima à direção do banco, justificando a decisão. Como cerca de 23% da produção de etanol no Brasil é controlada por capital estrangeiro e o Pass tem como objetivo permitir a formação de estoques do combustível, a interpretação anterior poderia deixar parte do mercado fora do programa.

O BNDES diz na nota que "é comum que avisos e circulares emitidos pelo banco sofram retificações". Na nota não esclarece se a explicitação de "capital de giro" como item financiável será também modificada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário