Açúcar é novo aliado da balança comercial

Publicado em 08/11/2010 15:01

A alta internacional do preço do açúcar afetará positivamente a balança comercial brasileira, afirmou o diretor de Cana-de-Açúcar, Água e Energia do Ministério da Agricultura, Cid Caldas, que acredita que isso não colocará em risco os estoques do produto no País nem afetará, pelo menos por enquanto, o preço do etanol. No entanto, para o mercado interno, a tendência é que o consumidor acabe pagando um preço mais alto, tanto para o açúcar como para os seus derivados.

Para ele, a alta internacional foi motivada pelos efeitos da quebra de safra ocorrida na Índia. "Essa situação nos ajudará a ter uma balança comercial mais favorável. Só que o preço no mercado interno certamente subirá."

Caldas garantiu não haver risco de ocorrer desabastecimento de açúcar no mercado interno. Mas acredita que a demanda mundial afetará o preço para o consumidor brasileiro. "Como o açúcar é utilizado para a fabricação de diversos produtos, como doces, sorvetes e refrigerantes, é possível que a alta se estenda a outros produtos", frisou ele.

Após a quebra de sua safra de açúcar, a Índia se tornou a maior compradora do açúcar produzido no Brasil. De um total de 33 milhões de toneladas produzidas em 2009, 24 milhões foram exportadas. Desse volume, 19%, que representa em números 4,6 milhões de toneladas, foram para a Índia. Em segundo lugar está a Rússia, que importou 2,7 milhões de toneladas. Este ano, até outubro, o Brasil produziu 27 milhões de toneladas do produto, sendo 19 milhões ao mercado externo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
DCI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário