Safra de cana cai 19% em novembro na Região Centro-Sul

Publicado em 01/12/2010 07:23
Redução confirma tendência de entressafra e é causada por ‘vários fatores’, diz Unica.
A tendência de desaceleração na moagem de cana na Região Centro-Sul se manteve na primeira quinzena deste mês, de acordo com levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), divulgado nesta segunda-feira (29-11). Os dados da entidade mostram que foram processadas 24,3 milhões de toneladas nos primeiros quinze dias de novembro, 19,3% a menos em relação à última quinzena de outubro. No acumulado desde o começo da safra, as unidades produtoras da região já moeram 525,18 milhões de toneladas, contra 473,86 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior, alta de 11%.

De acordo com o representante da Unica em Ribeirão, Sérgio Prado, essa redução foi causada por um conjunto de fatores, que vão desde da falta de remuneração de usinas e produtores, até questões climáticas. “O setor ainda foi afetado pela crise, o que impossibilitou o investimento nos tratos da lavoura. No ano passado, tivemos o problema com o excesso de chuvas e, neste ano, a estiagem. Tudo isso prejudicou a disponibilidade de matéria-prima”, disse.

Ainda segundo Prado, a Região Centro-Sul não deve alcançar a estimativa de moagem elaborada pela Unica em agosto, de 570,19 milhões de toneladas. “Será melhor do que o ano passado, mas não a quantidade que foi previsto. A maior preocupação é com os reflexos para a próxima safra”, disse. Para o representante, existe uma tendência de produção estável no próximo ano, em relação à safra atual.

Segundo a Unica, a queda na oferta da cana antecipou o encerramento da safras nas usinas da Região Centro-Sul. Até o dia 15 deste mês, 76 unidades já haviam terminado sua moagem, contra 17 usinas até a mesma data em 2009. Na região de Ribeirão Preto, das 33 unidades associadas à Unica, 18 já encerraram a safra, 54% do total. (RS)

O NÚMERO

32 mi de toneladas foi a produção de açúcar desde o início da safra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta de Ribeirão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário