Consumo de etanol no Brasil cai pela primeira vez desde 2003
De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o consumo total de etanol no Brasil em 2010 ficou em 22,16 bilhões de litros, ante 22,82 bilhões em 2009.
Já o consumo de gasolina C, aquela já acrescida de etanol anidro, subiu 17,5 por cento em 2010, para 29,84 bilhões de litros.
Segundo a ANP, os elevados preços do açúcar no mercado internacional, os maiores em 30 anos, fizeram com que as usinas aumentassem a produção do adoçante, reduzindo o volume de cana destinado ao álcool e, consequentemente, provocando um aumento no valor do biocombustível no varejo.
O consumo de etanol em vez da gasolina só compensa economicamente para o consumidor quando o valor do álcool é de, no máximo, 70 por cento do preço da gasolina.
"A queda do álcool se deve à conjuntura internacional, com uma demanda maior por açúcar. Teve a Índia, com uma demanda maior pelo segundo ano consecutivo, por conta da seca. E há uma movimentação natural do mercado de mudar a produção de etanol para o açúcar", afirmou a jornalistas Allan Kardec, diretor da ANP.
Para o próximo ano, no entanto, ele acredita que o consumo de etanol vai se recuperar, porque as perspectivas para a próxima safra de cana-de-açúcar do Brasil são satisfatórias.
A ANP informou que o consumo global de combustíveis no Brasil em 2010 apresentou um crescimento de 8,4 por cento na comparação com o ano anterior, impulsionado pelo crescimento da economia.
"Esse é um número extraordinário e surpreendente", afirmou Kardec. "Não esperávamos um número tão grande. Aguardávamos um número perto de 7 por cento, mais colado com o PIB", acrescentou.
O consumo de óleo diesel, por exemplo, cresceu 11,2 por cento no ano passado, ante 2009.
Para 2011, a ANP estima que o consumo de combustíveis cresça 7 por cento.
0 comentário
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa
Moagem de cana-de-açúcar atinge 16 milhões de toneladas na segunda quinzena de novembro