Setor sucroalcooleiro precisa investir

Publicado em 17/02/2011 06:55 549 exibições
Serão necessários 60 bilhões de dólares para atender toda a demanda.
O mercado de açúcar fechou em baixa pela segunda semana seguida. E, mesmo assim, no médio e longo prazos, os bons ventos sopram para o setor. Isso porque, estimativas - divulgadas pela Archer Consulting - apontam para uma frota de veículos perto de 51 milhões de unidades no final de 2018, sendo que 68% serão flex e 59 bilhões de litros de etanol serão consumidos.

"Os carros flex passaram a representar uma fatia importante na venda de veículos, tendo chegado a quase 90% do total de veículos novos comercializados no Brasil, virando o foco da indústria sucroenergética", completa Arnaldo Corrêa, gestor de riscos e diretor da Archer Consulting.
Além disso, o setor ainda conta com a performance do açúcar no mercado externo e no crescimento - mesmo que vegetativo (estima-se pouco mais de 13 milhões de toneladas) - do mercado interno. "O mercado internacional continua dependendo do açúcar brasileiro", diz Arnaldo.

No entanto, toda essa demanda, exige uma contrapartida do setor. "Serão necessários 1.046 bilhões de toneladas de cana moída para atender todo esse volume. A questão está no mercado produtor conseguir alcançar essa proeza, já que o setor precisa de investimentos da ordem de 50 a 60 bilhões de dólares, nos próximos anos, para equalizar essa conta", afirma Arnaldo.

Fonte:
Archer Consultiing

0 comentário